quinta-feira, 12 de abril de 2018

Fundos de Pensão: PF deflagra operações para combater fraudes em fundos de pensão e RPPS


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 12 de abril, a operação Rizoma, que investiga prejuízos causados aos fundos de pensão Postalis e Serpros, e também a operação Encilhamento, segunda fase da operação Papel Fantasma. No caso da operação Rizoma, a PF, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, investiga crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção. Os ilícitos têm vinculação a investimentos malsucedidos que geraram prejuízos aos fundos de pensão Postalis e Serpros.
140 policiais federais cumprem 10 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal.

Segundo nota divulgada pela Polícia Federal, as investigações apontam que valores oriundos dos fundos de pensão eram enviados para empresas no exterior gerenciadas por um operador financeiro brasileiro. As remessas, apesar de aparentemente regulares, referiam-se a operações comerciais e de prestação de serviços inexistentes. Em seguida, os recursos eram pulverizados em contas de doleiros também no exterior, que disponibilizavam os valores em espécie no Brasil para suposto pagamento de propina.

Encilhamento
Já na operação Encilhamento, a PF, com o apoio da Secretaria de Previdência - SPREV, apura fraudes envolvendo aplicação de recursos de Institutos de Previdência Municipais em fundos de investimento que contém, entre seus ativos, debêntures sem lastro, emitidas por empresas de fachada. Estima-se que as debêntures emitidas por empresas de fachada ultrapassam o valor de R$ 1,3 bilhão.

Policiais federais e auditores-fiscais da Receita Federal cumprem 60 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, nos estados de SP, RJ, MG, PR, MT, SC e GO. Com o avanço das investigações, foram identificados 28 Institutos de Previdência Municipais. Estes investiram em fundos que, direta ou indiretamente, adquiriram papéis sem lastro. Foram identificados o envolvimento de uma empresa de consultoria contratada pelos Institutos de Previdência e elementos que apontam para corrupção de servidores ligados a alguns Institutos de Previdência.

Estão sendo investigados, até o momento, 13 fundos de investimento. No segundo semestre de 2016 foi constatada a existência de R$ 827 milhões em apenas oito destes fundos.

Fonte: Investidor Institucional (12/04/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".