quinta-feira, 22 de março de 2018

Fundos de Pensão: Carteira de fundos de pensão deve crescer 11% neste ano


O patrimônio dos fundos de pensão deve crescer 11% em 2018, acima da meta de 8,6% . A estimativa é da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

A expectativa positiva está alicerçada no bom desempenho dos ativos de renda variável (ações), presentes nas carteiras das fundações, segundo o superintendente geral da Abrapp, Devanir Silva. “A valorização na bolsa de valores contribui para o resultado”, apontou o executivo.

Os fundos de pensão reúnem R$ 830 bilhões em ativos, o equivalente a cerca de 12,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, mas estão estagnados nesse patamar desde 2013, quando representavam 13% do PIB. Para tentar atrair novos participantes e voltar a crescer nos próximos anos, o setor está propondo, junto ao governo (executivo e legislativo), uma série de medidas de incentivo a previdência complementar fechada.

Com a aprovação e implantação dessas medidas, o sistema pretende alcançar entre 5% e 15% (em 2 anos) da população econômica ativa (PEA) no longo prazo. Atualmente, a previdência fechada atende apenas 3% da PEA, ou 2,56 milhões de pessoas. “O modelo de fundo de pensão como conhecemos dura até 2034. Mais 18 anos e passa a consumir as reservas só para pagamento de benefícios”, diz Silva. Segundo ele, o secretário do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, está sensível às demandas do segmento.

Fonte: DCI (21/03/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".