domingo, 25 de fevereiro de 2018

Idosos: Quanto mais tempo sentado em frente à TV, menor é a sua qualidade de vida


Hábito é nocivo sobretudo para os idosos, que podem ter problemas de saúde agravados, além se de isolarem socialmente

Pode parecer confortável e cômodo aproveitar a aposentadoria deitado no sofá assistindo à televisão, ou, ao chegar em casa do trabalho, fazer dessa a sua única atividade.

Não que momentos assim não possam existir, mas quanto mais tempo sentado ou deitado, menos qualidade de vida: o impacto negativo que gera o sedentarismo já ocorre desde a infância, mas afeta principalmente os adultos que deixam de ter atividades físicas e interações externas — de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência dos hábitos sedentários. 

Considerada uma atividade extremamente passiva, assistir televisão em excesso aumenta os problemas articulares e as doenças cardiorrespiratórias. A falta de esforço cognitivo pode propiciar ainda problemas de memória e demência devido à exposição excessiva e a falta de relações sociais e familiares.  

É válido lembrar que a televisão não é um problema; seu excesso é o que pode levar ao isolamento social e piorar o sedentarismo. O hábito, se extremo, predispõe à obesidade (sobretudo quando associado ao consumo de alimentos), problemas circulatórios, trombose e até mesmo depressão. 

A exposição muito próxima ao monitor também pode causar distúrbios visuais e do sono e prejudicar a audição (além disso, se a pessoa assiste tevê com volume muito alto, fique atento: é indicado, nesses casos, buscar ajuda de fonoaudiólogos e iniciar, se for o caso, o tratamento adequado). 

Incentive outras atividades 
No caso dos idosos principalmente, é importante que as pessoas próximas e a família incentivem e promovam outras atividades para afastá-los da tela. 

De acordo com médicos, é importante que se tenha no mínimo 30 minutos de atividades físicas por dia, independentemente da idade — portadores de doenças crônicas sedentários correm sérios riscos de agravamento de seus problemas.  Mesmo atividades atreladas ao lazer, como um passeio ou caminhada no parque, já ajudam a melhorar a qualidade de vida. 

Fonte: Gazeta do Povo, Colaboração: Houw Ho Ling (12/02/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".