quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

TIC: Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity resolveu esquentar duas de suas brigas mais antigas: Valepar e BrT /Oi


O banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, resolveu esquentar duas de suas brigas mais antigas: com os acionistas controladores da mineradora Vale e com quem o tirou da empresa de telefonia Brasil Telecom. Na mineradora, Dantas tem cinco processos — judiciais ou arbitrais — contra os sócios da Valepar (os bancos Bradesco e BNDESPar, a Mitsui e os fundos de pensão Previ, Funcef, Petros e Funcesp), bloco de controle do qual o empresário fazia parte até abril deste ano.

Esse é justamente o motivo das arbitragens mais recentes. Na renovação do acordo de acionistas em fevereiro de 2017, os acionistas da Valepar decidiram tornar a Vale uma empresa de capital pulverizado e também excluir a Elétron, veículo de investimento de Dantas, do novo acordo. Em uma arbitragem, Dantas reclama que foi escanteado do bloco e, em outras duas arbitragens, diz que foi vetado como acionista  ativo do bloco e aponta o efeito em seu patrimônio das atitudes dos demais acionistas.

A origem da briga foi em 2007, quando Dantas tentou exercer opções de compra de ações, adquiridas na época da privatização da Vale, para aumentar sua fatia na Valepar e foi vetado — ele ganhou a briga em 2011, mas os demais acionistas recorreram. Em 2010, Dantas entrou com outra ação, com argumentos semelhantes, que só teve o tribunal arbitral instaurado neste ano. As ações contra a Valepar somam cerca de 5 bilhões de reais.

A outra briga requentada agora também é de dez anos atrás, quando Dantas também foi excluído do bloco de controle da Brasil Telecom e aceitou um acordo para encerrar a disputa, o que era necessário para que os sócios da Brasil Telecom se fundissem com a hoje encrencada Oi. Dantas argumenta que o escândalo de corrupção do governo petista, revelado pela Lava-Jato, alterou o curso natural do negócio — em 2004, ele sofreu uma série de acusações, que o afastaram da empresa e foram usadas pelos sócios para reduzir seu poder (a investigação foi anulada em seguida).

Entre os alvos estão o fundo de pensão Previ e o banco Citi, que compunham o bloco de acionistas da Brasil Telecom, e os pedidos somam quase 22 bilhões de reais. Procurado, o Opportunity diz que não pode comentar processos que correm sob sigilo. Os demais acionistas não comentam.

Fonte: Revista Exame (14/12/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".