quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Fundos de Pensão: Abrapp reúne Entidades Sistemicamente Importantes (ESI) e Previc para discutir Comitê de Auditoria. A Sistel é uma ESI


A Abrapp reuniu nesta terça, 14, os representantes das Entidades Sistemicamente Importantes (ESI) e Diretores da Previc para tratar da proposta de implantação do Comitê de Auditoria, apresentada pela autarquia ao Conselho Nacional de Previdência Complementar. O encontro foi realizado na sede da Previ, no Rio de Janeiro, e contou com a participação do Diretor Superintendente da Previc, Fábio Coelho e do Diretor de Orientação Técnica e Normas, Christian Catunda.

Estiveram presentes o Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, o Diretor Presidente do Icss, Vítor Paulo Gonçalves, e o Presidente do Sindapp, Jarbas Antônio de Biagi, que também representou a Banesprev, além dos dirigentes das entidades, somando no total, cerca de 20 presentes. “No encontro houve consenso sobre a importância da melhoria contínua dos controles sobre as atividades do sistema”, disse o Diretor Presidente da Abrapp, que elogiou também a abertura de diálogo por parte dos Diretores da Previc.

As discussões estiveram concentradas sobre as questões formais da proposta com o objetivo de evitar sobreposições de atividades e de orientações, bem como a geração de novos custos. “Cada um dos representantes pôde apontar as peculiaridades de sua entidade, além de levantar dúvidas e realizar sugestões”, disse Luís Ricardo. A norma deve ser apresentada novamente na próxima reunião do CNPC. A disposição do Diretor Superintendente Fábio Coelho para o debate foi reconhecida e considerada positiva pelos presentes à reunião.

Outro fator considerado positivo foi a representação de todas as entidades classificadas na categoria ESI à reunião. Essa categoria foi criada pela Previc a partir da Instrução nº 5 de 29/05/2017 e considera as 17 entidades de maior relevância sistêmica em termos de porte, número de participantes, recursos e outros critérios. Até o momento, a proposta da Previc prevê a implantação de comitês de auditoria próprios apenas para as entidades ESI. As demais EFPCs seguirão com regras específicas de contratação de auditoria independente.

Fonte: Discrepantes (16/11/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".