quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Sistel: Vitória da Fenapas na Ação da Cisão do PBS (Hecatombe)!


Ao tomar conhecimento da Cisão do PBS, realizada em janeiro de 2000, pela Sistel e novas Patrocinadoras, com a transferência de vários Planos resultantes para outras Fundações, descumprindo o Edital de Licitação MC/BNDES nº 01/98 da privatização do Sistema Telebrás, a FENAPAS entrou com uma Ação no Rio de Janeiro (processo nº 0021721-30-2005.8.19.0001, conhecido como “Hecatombe”).

Tivemos êxito em primeira instância, resumindo a sentença obriga as rés (patrocinadoras e Sistel) a cumprirem o disposto no Edital de Licitação e cancelar todas as alterações introduzidas posteriormente à privatização, para todos os empregados registrados nas Empresas do Sistema Telebrás até 31/12/1997. Sem dúvida, um triunfo dos Aposentados e Pensionistas, as rés apelaram.

 Em 2015 a FENAPAS solicitou ao Judiciário que fosse tentada uma Conciliação. Em 03/04/17, ocorreu a sessão de mediação, na Vigésima Camara Civil, com os representantes de todas as Patrocinadoras e a Sistel, à exceção da TIM, conclui-se que não existia nenhuma chance de acordo.

Em 12/07/2017 realizou-se o julgamento da Apelação da Ação, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – Vigésima Câmara Civil - sendo Relatora a Desembargadora Conceição Aparecida Mousnier Teixeira de Guimaraes Pena. Com o voto da Relatora, que foi acompanhado pela Presidente Maria Inês da Penha Gaspar, a favor da Fenapas, negando provimento à apelação das rés e mantendo na íntegra a sentença da 1ª instância, a votação ficou empatada em dois a dois pois a quinta e última Desembargadora pediu vistas.

Em 10/08/17 o desempate a nosso favor foi dado pela desembargadora Mônica Feldman de Mattos. A FENAPAS obteve a vitória por 3 votos a 2, com a confirmação na integra da Sentença na Primeira Instância!

A luta ainda não terminou, mas estamos cada vez mais otimistas que a justiça prevalecerá.

Aposentado ou Pensionista Associe-se a uma Associação Afiliada da FENAPAS.

Fonte: Fenapas (10/08/2017)

Um comentário:

  1. Parabéns aos Aposentados e Pensionistas do antigo Sistema Telebrás (Telecomunicações), por esta vitória conseguida pela FENAPAS. Ainda bem que temos as Associações reunidas na FENAPAS!

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".