sábado, 29 de julho de 2017

Fundos de pensão: Investimentos no exterior, apesar de pouco utilizados, foi o ativo que mais rendeu na carteira dos fundos de pensão em maio


Investimentos no Exterior foi o ativo que apresentou o melhor desempenho na carteira dos fundos de pensão no mês de maio, com rentabilidade de 3,53%. Porém, a alocação dos fundos de pensão nessa classe de ativos ainda é muito baixa, representando apenas 0,28% de uma carteira consolidada de R$ 248,98 bilhões em maio. A análise é feita pela revista Investidor Institucional a partir de dados consolidados fornecidos pelas consultorias Aditus e Lockton e mais a fundação Petros.

Os resultados completos da pesquisa estão na página 66 da última edição da revista Investidor Institucional. A análise mensura o desempenho e alocação de 11 classes de ativos. O ativo que registrou o pior desempenho no mês de maio foi a renda variável ativa, com queda de 3,61%. A alocação das fundações nessa classe de ativos representava 4,45% do total da carteira. Os outros ativos analisados são: ALM (investimentos em NTNBs); Renda Fixa CDI; Renda Fixa Inflação; Renda Fixa Crédito; Renda Variável Passiva; Multimercados EFPCs; Multimercados Estruturados; FIPs; Fundos Imobiliários.

Investidor Institucional publica mensalmente o desempenho e alocação dessas 11 classes de ativos, sempre com uma defasagem de dois meses. Nesta edição de julho estamos publicando os resultados de maio. Em junho publicamos os resultados de abril. A base é sempre o consolidado dos fundos de pensão atendidos pelas duas consultorias mais a Petros, que juntos representam cerca de 40% dos ativos de investimento do sistema.

Fonte: Investidor Institucional (27/07/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".