quinta-feira, 4 de maio de 2017

Fundos de Pensão: Seguro de longevidade para planos previdenciários é regulamentado após 2 anos de espera


A regulamentação do seguro de longevidade permitirá que os fundos de pensão terceirizem o risco de ter custos extras caso seus beneficiários vivam mais que o previsto. 

O mercado aguardava a resolução da Susep, órgão regulador das seguradoras, há dois anos. Com as normas, publicada na quarta-feira (3), as empresas poderão formular seus planos de cobertura. 
O aumento da expectativa de vida deverá ampliar em até 15% o valor necessário para pagar os benefícios, em um prazo de 20 anos, calcula Evandro Oliveira, diretor da Willis Towers Watson.


A maioria dos fundos prevê cobertura até os 85 anos, para mulheres, e 83 anos, para homens, diz Roberta Porcel, da corretora Aon. "O que extrapolar a idade passará a ser coberto pelo seguro." 
Um dos problemas do modelo atual é que as empresas de capital aberto precisam contabilizar em seus balanços as reservas de risco dos fundos de seus funcionários.

"Todo ano as projeções de longevidade são atualizadas e geram um custo adicional", afirma Luiz Brasizza, vice-presidente da Abrapp (entidade do setor) e diretor da Volkswagen Previdência Privada. 
Em 2016, os fundos tiveram deficit de R$ 71,7 bilhões. O rombo, porém, está concentrado em dez planos e é atribuído a suspeitas de fraude e má gestão em fundos estatais.

Fonte: Folhapress (03/05/2017)        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".