quarta-feira, 3 de maio de 2017

Aposentadoria tardia, como governo deseja, reduz tempo e qualidade de vida do assistido e beneficia apenas o fundo de pensão


Sobrevida após a aposentadoria  

Resumo curto e grosso: trabalhar depois dos 50 faz mal e atenção especial para o último parágrafo do texto.


Longevidade e idade de aposentadoria   
Os fundos de pensão em muitas grandes empresas (por exemplo, a Boeing, Lockheed Martin, a AT&T, Lucent Technologies, etc) foram beneficiados, porque muitos que se aposentaram tarde e que ainda continuaram trabalhando em sua velhice, dormindo tarde, após a idade de 65, morreram em até dois anos após a sua aposentadoria. Em outras palavras, muitos destes aposentados não viveram tempo suficiente para receber os benefícios das suas contribuições ao fundo de pensão, de tal forma que deixaram um superávit financeiro não utilizado nos fundos de pensão, para financiamento de terceiros.   

O Dr. Efrém (Siao Chung) Cheng coletou resultados importantes, listados na tabela abaixo, a partir de um estudo atuarial da expectativa de vida versus a idade de aposentadoria. O estudo foi baseado no número de cheques de pensão enviados aos aposentados da Boeing Aerospace.   

Tabela 1 - Estudo Atuarial do tempo de vida versus a idade de aposentadoria:
   
Idade na Aposentadoria (anos)  
Idade mediana dos óbitos (anos)  
49.9    51.2    52.5    53.8    55.1    56.4    57.2    58.3    59.2    60.1    61.0    62.1    63.1    64.1    65.2   
86.0    85.3    84.6    83.9    83.2    82.5    81.4    80.0    78.5    76.8    74.5    71.8    69.3    67.9    66.8 

A Tabela 1 acima indica que para os aposentados com a idade de 50 anos, sua expectativa de vida média é de 86, e que para os aposentados com a idade de 65 anos, sua expectativa de vida média é de apenas 66,8. 
Uma conclusão importante deste estudo é que a cada ano se trabalha para além dos 55 anos, perde-se 2 anos de vida útil, em média. 
A experiência Boeing é que os funcionários se aposentando aos 65 anos de idade recebem cheques de pensão para apenas 18 meses, em média, antes da morte. Da mesma forma, a experiência Lockheed é que os funcionários que se aposentaram com 65 anos de idade recebem cheques de pensão por apenas 17 meses, em média, antes da morte.   

O Dr. David T. Chai indicou que na Bell Labs a experiência é similar às da Boeing e Lockheed, baseada na observação casual do Newsletters de aposentados da Bell Lab. Um aposentado da Ford Motor, disse ao Dr. Paul Lin Tien-Ho, que a experiência da Ford Motor também é semelhante às da Boeing e Lockheed.   

As estatísticas mostradas no Seminário de Pré-Aposentadoria na Telcordia (Bellcore) indicam que a idade média de aposentadoria de seus empregados começa a partir de 57  anos e que as pessoas que se aposentam na idade de 65 anos ou mais são minoria em comparação aos demais.    

Os que trabalham até tarde, provavelmente, colocam muito estresse no envelhecimento do corpo e da mente, de tal forma que eles desenvolvem vários problemas de saúde graves e morrem dentro de dois anos depois que se aposentam. Por outro lado, pessoas que atingem aposentadorias precoces na idade de 55 tendem a viver muito e bem em seus anos 80 e além. Estes aposentados precoces provavelmente são de situação financeira estável ou com  maior capacidade de planejar e gerir outros aspectos de sua vida, saúde e carreira, de tal forma que eles podem dar-se ao luxo de se aposentar mais cedo e confortavelmente.    

Os aposentados precoces não estão totalmente em marcha lenta, mas continuam fazendo algum trabalho. A diferença é que eles se dão o luxo de escolher os tipos de trabalho em tempo parcial e o fazem num ritmo mais prazeroso, para que não fiquem muito estressados. Os que se aposentam muito tarde são em pequeno número e tendem a morrer rapidamente após a aposentadoria. Eles são minoria na estatística de expectativa de vida média da população de "velhos", dominada pelos que se aposentam mais cedo. A maioria dos japoneses se aposentam com a idade de 60 anos ou menos e isto pode ser um dos fatores que contribuem para o longo período médio de vida do povo idoso japonês. 

Conclusão e Recomendações   
O melhor período criativo e inovador da vida profissional é a partir da idade de 32 anos e dura aproximadamente 10 anos. Planeje sua carreira para usar esse período precioso, sábia e eficazmente, para produzir suas maiores realizações na vida. O ritmo de inovações e avanços da tecnologia está ficando cada vez mais rápido e está forçando todos a competir ferozmente com a velocidade da informação na Internet.   

O local de trabalho, altamente produtivo e eficiente nos EUA é uma panela de pressão e um campo de batalha de alta velocidade, ideal para a capacidade altamente criativa e dinâmica dos jovens dispostos a competir e prosperar. No entanto, quando você envelhece, você deve planejar sua carreira e situação financeira para que você possa se aposentar confortavelmente com a idade de 55 ou mais cedo, a fim de desfrutar do seu tempo de vida saudável, com felicidade e estabilidade, com uma expectativa além dos 80 anos.   

Na aposentadoria, você ainda pode desfrutar de um trabalho divertido, de grande interesse para você e de grandes valores para a sociedade e para a comunidade, mas num ritmo prazeroso, num tempo parcial e em seu próprio termo e ritmo.   

Por outro lado, se você não for capaz de sair da panela de pressão ou do campo de batalha da alta velocidade com a idade de 55 e "ter" que continuar a trabalhar muito duro até a idade de 65 anos ou mais, antes de sua aposentadoria, então você provavelmente vai aproveitar muito pouco sua aposentadoria.   

Trabalhando muito duro na panela de pressão por mais 10 anos além da idade de 55 anos, você desistirá de pelo menos 20 anos de sua vida útil, em média.

Fonte: Dr. Ephrem Cheng, Colaboração: Francisco Tavares (abril 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".