quinta-feira, 23 de março de 2017

Planos CPqD: Resultados dos planos Sistel em janeiro de 2017


Clique sobre a planilha para aumentá-la

O melhor resultado em janeiro ficou por conta da rentabilidade do plano InovaPrev, com retorno de 1,32%.

Todos planos alcançaram as respectivas metas de janeiro e estão equilibrados.

Na coluna Sobras Acumuladas Total ou excedentes do plano, são mostradas as sobras acumuladas dos planos desde anos anteriores e que não foram ainda destinadas, exceto do InovaPrev, que mostra a constituição de seu Fundo Previdencial somente deste ano, no caso, de janeiro de 2017.

Na coluna Variação da Reserva Matemática no Ano, aparecem as variações do mês em referência sempre em relação a 31/12/2016, variações estas que dependem da movimentação da população de cada plano.

Na coluna Variação do Fundo Previdencial (ou Assistencial) no Ano, a referência também é 31/12/2016. No caso do novo Fundo Assistencial do PAMA, refere-se a variação da Reserva de Contingência ou sobras. Em janeiro esta variação foi de 82% devido a forte constituição (quase meio bilhão de reais) da Reserva Matemática do PAMA, transferida desde a Reserva de Contingência, ocorrida em dezembro de 2016, por ocasião da Avaliação Atuarial anual do plano.

A grande variação positiva na população de usuários do PAMA deve-se ao grande número de reativação de usuários que estavam suspensos e regularizaram seus débitos, sobre um número menor de novas suspensões por inadimplência ocorridas no mês.

2 comentários:

  1. Oi Joseph, boa tarde!
    Conheci o blog a pouco tempo. Estou gostando bastante das informações e da maneira como você as publica. Parabéns!
    Gostaria, se possível, que você publicasse uma tabela dos rendimentos dos planos (o meu é InovaPrev) comparando-os ao CDI. No site, só há dois relatórios anuais de informações(2014 e 2015). Ainda não publicaram o de 2016(vi a informação sobre a rentabilidade aqui no seu blog). Acho que a Sistel deveria ter uma tabela mostrando um comparativo com CDI ano após ano, mês a mês. O mercado inteiro faz isso. Se entendi bem e fiz os cálculos corretamente, em 2014 a rentabilidade líquida foi de 8,66%(80%CDI) e em 2015 de 9,9%(75%CDI). Em 2015 tem o agravante de ser menor do que inflação que foi de 10,67%. Em 2016 o rendimento foi de 13,2% ou, 94%CDI. Ou seja, em nenhum momento, a rentabilidade do plano sequer igualou o CDI. O que, em termos de mercado, é muito ruim. Há poucos, mas há alguns planos no mercado que tem superado o CDI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jorge, eu não publico porque a Sistel já publica. Basta vc entrar na sua Área Restrita no site da Sistel -> Informes do Plano -> Politica e Gestão de Investimentos -> Relatório de Desempenho do Plano (desejado) -> página 3. Lá vc encontrará o CDI mensal e acumulado no ano e outros indicadores para comparar com as rentabilidades nominais do plano. Lembro que o CDI não é o índice ideal para comparação com fundos de pensão, pois aplicações atreladas ao CDI cheio pagam IR e taxas de administração. Os fundos de pensão possuem metas próprias, no caso do teu plano INPC + 4,38%aa, e seus rendimentos são nominais ou líquidos (livre de tx de adm). Abraços e obrigado por acompanhar o blog.

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".