terça-feira, 21 de março de 2017

Fundos de Pensão: Presidente da PrevHab critica previdência complementar fechada e diz que adoção de planos CD, fim do mutualismo e fechamento dos BD causaram declínio do sistema


Para o Presidente da PREVHAB, Mario Santiago, a adoção dos planos financeiros - planos de contribuição definida (CD)- em substituição aos planos previdenciais - planos de benefícios definidos (BD)- contribuiu para a perda de identidade da previdência complementar fechada e para o seu consequente declínio. 

O nível das contribuições aos Planos CD não permite que o participante obtenha um complemento significativo ao aposentar-se.
O Plano CD assemelha-se aos das entidades abertas, mas com as desvantagens de que nestas os Planos são mais livres, flexíveis e de simples contratação, pois são assumidamente financeiros. Além disso, não há impedimento para que o indivíduo estabeleça o seu próprio plano CD. 

Previdência é mutualismo
A inviabilidade do benefício definido é uma falácia que acabou por inviabilizar a previdência complementar fechada. Atualmente, há diversos plano BD fechados no sistema que se mantém superavitários há anos. O problema não está no benefício definido, mas em como ele foi regulado para o participante ativo, que é o grande risco.

A solução, portanto, não está em abandonar o mutualismo em favor de um plano financeiro, mas neutralizar os referidos riscos. A PREVHAB formulou um modelo com essa finalidade, que se encontra disponível em seu site sob o nome de Plano BV.  

Fonte: PrevHab/AssPreviSite (21/03/2017)

Nota da Redação: Apesar de estar propagandeando seu novo plano, o missivista tem toda razão. 
O desestímulo à previdência complementar fechada iniciou-se com o fechamento dos planos BD e a adoção dos planos CD para eliminar o pretenso risco que existia para as patrocinadoras. 
Hoje vê-se que aqueles riscos em planos BD bem gerenciados e sem interferência política não existiam, pois a maioria deles seguem superavitários. 
Com a transferência do pretenso risco das patrocinadoras aos participantes de planos CD, conseguiram desestimular por vez o sistema e agora tentam salva-lo através da adesão automática, o que será difícil vingar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".