quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Apos (Assoc. Aposentados): APAS-RJ completa 20 anos em sua luta a favor do aposentado e pensionista


O ano de 2017 tem particular significado para a APAS – RJ. Em meados deste ano, a Associação dos Empregados, Aposentados e Pensionistas do setor de Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro completará duas décadas de bons e continuados serviços prestados a seus associados.


A APAS–RJ é reconhecidamente uma das mais respeitadas entidades civis, sem fins lucrativos, que representam empregados, aposentados e pensionistas do setor de Telecomunicações. Nas origens remotas da sua criação, está o sistema de Previdência Complementar do qual decorreu, em 1977, a instituição da Fundação Sistel de Seguridade Social,como um fundo de previdência destinado a complementar a aposentadoria recebida do INSS pelos empregados do então sistema Telebrás, sob comando estatal.

A criação da APAS–RJ, em julho de 1997, resultou da iniciativa de participantes ativos e assistidos da Sistel – então ligados à Telecomunicações do Rio de Janeiro – Telerj – que decidiram fundar uma Associação “com o fim específico de defender seus direitos, junto à Fundação Sistel”. Nascia, portanto, a APAS. O Sistema Telebrás seria privatizado no ano seguinte, por meio de histórico leilão, em 29 de julho, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, mas a APAS, bem como a Fundação Sistel, continuariam suas trajetórias, em paralelo.

Esses poucos parágrafos são apenas introdutórios sobre os VINTE ANOS COMEMORATIVOS DA CRIAÇÃO DA APAS-RJ.  Muito mais está por vir. Foi nomeada uma “Comissão das Comemorações de 20 Anos da APAS-RJ” sob comando do veterano advogado Francisco Cantisano, primeiro Presidente da APAS e, que hoje  preside o Conselho Consultivo da APAS-RJ. Integram a “Comissão de Festejos”: Paulo Sérgio Longo (vice-presidente da APAS-RJ) e os diretores Elton Costa Barcellos (financeiro), Joatônio Magalhães Pereira (eventos) e Manoel Moreira e Silva Neto (administrativo).

– “Eu me orgulho, depois de vinte anos, poder continuar colaborando com a APAS-RJ. Vejo que, junto com os demais companheiros e amigos, não esmorecemos. No decorrer de todos esses anos, a APAS-RJ se fortificou e hoje tem uma presença das mais significativas e é reconhecida, apesar das operadoras serem majoritárias nas decisões que afetam os assistidos. Vamos chamar todos os nossos associados a participar dos festejos”, disse Cantisano, já adiantando que haverá um selo comemorativo dos 20 anos e uma edição histórica do Informe da APAS-RJ.

O Presidente da APAS-RJ, Carlos Alberto de Oliveira Castro Burlamaqui, que também é conselheiro eleito, titular, do Conselho Deliberativo da Fundação Sistel, assim sintetizou o pensamentos de todos: “a APAS-RJ, ao comemorar 20 anos de existência, se orgulha de ter contribuído, através do trabalho abnegado e voluntário de seus colaboradores, para a solução dos mais diversos problemas de seus associados”. 

Fonte: APAS-RJ (01/02/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".