sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Fundos de Pensão: Funcef estuda venda de participação na Vale para reduzir seu déficit


A Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, estuda vender sua fatia na Vale, informou a entidade nesta sexta-feira. A transação ainda está em estudo pelo fundo de pensão, que não divulgou mais detalhes por se tratar de uma questão analisada sob sigilo, de acordo com a assessoria de imprensa.


O fundo de pensão não deixou claro se a venda seria de parte ou da fatia total que detém na mineradora. Também não esclareceu se o negócio seria para um investidor específico. A Funcef tem participação na Vale por meio da Litel, veículo que reúne os fundos de pensão no grupo de controle da mineradora. A Funcef tem 12,8% da Litel, de acordo com a assessoria da fundação.

Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira no “O Estado de S. Paulo”, a Funcef discute a possibilidade de vender participações relevantes em empresas — como a Vale e a hidrelétrica de Belo Monte — para tentar conter o rombo nas contas da fundação.

Em setembro, a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, aderiu à proposta da Chinesa State Grid, sua fatia na CPFL Energia, por um total avaliado em R$ 7,5 bilhões. O fundo agora estuda deixar o controle de outras companhias em que está atualmente presente. O movimento é parte da estratégia de reduzir a participação da Previ em ativos de renda variável e buscar posições mais líquidas.


Fonte: Valor (06/01/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".