quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Fundos de Pensão: CNPC começa a discutir transferência de gerenciamento de planos previdenciários entre fundos de pensão (EFPCs)


O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) formou uma comissão temática, de caráter consultivo, para analisar a minuta de resolução que trata de transferências de gerenciamento de planos. A comissão será composta por até dois representantes da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC); da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); da Casa Civil da Presidência da República; do Ministério da Fazenda; do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; de fundos de pensão; de participantes e assistidos de planos (Anapar); e de patrocinadores e instituidores.


O tema da transferência de gerenciamento seria debatido na última reunião do CNPC realizada no fim do ano passado, mas foi adiado. O motivo foi a falta de aprofundamento na discussão da proposta, que agora será realizada pela nova comissão. O processo de transferência de gerenciamento de planos já existe, mas ainda não possui uma norma que o regule, limitando a fiscalização da Previc. São operações de transferência de planos entre fundações por diversas razões, entre elas, quando uma empresa compra outra e ambas possuem fundos de pensão. No caso em que a empresa compradora não quiser manter os dois planos, pode transferir a gestão de um deles. A resolução a ser discutida pelo CNPC visa padronizar as obrigações das entidades e das patrocinadoras diante desse tipo de operação. 
A comissão será presidida por um dos representantes indicados pela Previc e tem o prazo de até 3 de março de 2017 para a conclusão dos trabalhos. 

Fonte: Agência Investidor Online (18/01/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".