sexta-feira, 2 de setembro de 2016

TIC: CPqD completa 40 anos sem perder a essência inovadora. Ministro do MCTIC participa da comemoração


Uma solenidade no dia 2 de setembro marcou os festejos do aniversário de 40 anos do CPqD. Entre os presentes na cerimônia, realizada em suas dependências em Campinas, SP, estavam o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizete, o Secretário de Políticas de Informática, Maximiliano Martinhão, o Secretário de Telecomunicações, André Müller Borges, o Presidente do CPqD, Sebastião Sahão Junior e os demais membros da Diretoria Executiva.
Na ocasião, também prestigiaram o evento representantes da comunidade científica e acadêmica, clientes, fornecedores, parceiros, associações de classe, instituições de pesquisa e desenvolvimento, demais autoridades, entre outros.

A cerimônia incluiu um resgate da trajetória e da expertise da organização ao longo das últimas décadas, bem como uma visão de futuro sobre as tendências tecnológicas e como elas serão aplicadas e influenciarão a vida das pessoas no futuro. O ponto alto do evento foi o lançamento do Hiperespaço – iniciativa de inovação aberta para fomentar e dar suporte às atividades empreendedoras das startups da região de Campinas que estão voltadas à transformação digital (leia mais em reportagem nesta edição).

O Vice-Presidente de Inovação do CPqD, Alberto Paradisi, explicou a iniciativa aos presentes, destacando a oferta de acesso a recursos de infraestrutura de laboratórios da organização, mentoria tecnológica, além de sua experiência e capacidade em desenvolver projetos com financiamento de diferentes fundos de fomento disponíveis no país.

O evento contou, ainda, com o lançamento e obliteração, com carimbo comemorativo, de selo personalizado para registrar os 40 anos da organização e o descerramento de placa comemorativa para eternizar o momento.

Ao fim das comemorações, o Ministro Kassab e sua comitiva visitaram os laboratórios de comunicações ópticas e comunicações sem fio do CPqD, o laboratório de cabos submarinos da Padtec e as instalações industriais da BrPhotonics. O objetivo da visita foi conhecer, de perto, o ambiente tecnológico que propicia o desenvolvimento de soluções e sistemas, bem como o processo rumo ao mercado, via transferência tecnológica para a indústria.

Fonte: Assessoria Comunicação do CPqD (02/09/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".