terça-feira, 16 de agosto de 2016

TIC: Tecnologia do CPqD da' suporte a transmissão inovadora de imagens de TV em 8K (UHD) do Rio 2016


A transmissão de imagens ao vivo em ultra-alta definição (UHD) – ou 8K -, pela Rede Globo, é uma das atrações oferecidas aos visitantes do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, durante o período dos Jogos Olímpicos, que se realizam entre 05 e 21 de agosto.
Considerada o futuro da televisão, a tecnologia 8K provê imagens com resolução 16 vezes maior do que as TVs de alta definição (HDTV) comerciais.

Por trás dessa transmissão, há um sistema óptico com mutigigabit de capacidade de transmissão, baseado em tecnologia DWDM desenvolvida pelo CPqD, com o apoio do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Produzido e comercializado pela Padtec – empresa que integra o Universo CPqD -, esse sistema conecta o datacenter da Globo.com ao Museu do Amanhã, permitindo a demonstração da tecnologia 8K aos turistas e demais visitantes do museu.

Diversos jogos e competições da Rio 2016 estão sendo transmitidos ao vivo, em sessões especiais para esse público. Uma dessas exibições acontece nesta segunda-feira (15/08) e conta com as presenças de Sebastião Sahão Junior, presidente do CPqD e do Conselho de Administração da Padtec, e de Manuel Andrade, CEO da Padtec.

Fonte: CPqD (16/08/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".