segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Educação Previdenciária: Quatro coisas que você deve fazer quando jovem para investir muito melhor. Fundo de Pensão e' a primeira


Começar a investir cedo é fundamental, mas ser inteligente em suas atitudes pode ser ainda mais importante

Os anos após a faculdade são seguidos por diversas incertezas, que variam desde o lugar em que o formado vai morar até o emprego, estabilidade financeira etc.
São muitas as perguntas e poucas as respostas, mas o que o jovem deve estar atento é ao seu planejamento financeiro e, principalmente, em como investir. É difícil imaginar o futuro, e a aposentadoria pode parecer muito distante, mas quanto antes você começar a poupar, mais os juros compostos trabalharão a seu favor. A colunista Arielle O’Shea compartilha em seu post no Business Insider, várias dicas que podem ajudar você nos seus primeiros anos como investidor. O InfoMoney compilou quatro delas a seguir:

1- Aproveite as oportunidades oferecidas por sua empresa 
Pode parecer estranho, mas diversas empresas ajudam os seus funcionários a economizarem para a aposentadoria. Os chamados fundos de pensão são entidades de previdência, organizadas por empresas, que promovem investimentos, garantindo uma complementação da aposentadoria aos empregados que aderirem ao plano. Normalmente, as empresas contribuem com uma parte igual à do funcionário, descontando a contribuição deste do salário. Outras vezes, porém, a empresa pode negociar taxas melhores para os funcionários, sem contribuir para o fundo. Se a sua empresa oferece este benefício, não deixe de aproveitá-lo.

2- Corra o risco
Muitos investidores da Geração Y têm medo das consequências e evitam com frequência, se arriscarem, o que é um erro. Por mais que investir em ações seja mais arriscado do que, por exemplo, aplicar na previdência ou na renda fixa, ao longo do tempo as ações têm se mostrado um investimento muito mais rentável. Por ser volátil, a Bolsa não é um investimento recomendado para aqueles que querem resgatar o capital em 10 anos, pois quedas no curto prazo são comuns e requerem tempo para que haja uma recuperação. Investir quando jovem é importante, pois você está analisando a longo prazo, o que permite que você lucre com todo o crescimento.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de investimentos Vanguard, um portfólio composto por 70% de ações e 30% de títulos, teve um crescimento médio de 9,1% entre 1926 e 2015, enquanto as carteiras que optaram por seguir somente com títulos, tiveram um retorno de 5,4% no mesmo período.

3- Opte por fundos de índice
A melhor forma de investir em ações ou títulos é por meio de fundos de índice, ou os chamados ETFs (Exchange-traded funds, na sigla em inglês). Esses fundos são formados por diversos investimentos e são organizados para replicar índices, como o Ibovespa Fundo de Índice, por exemplo. Ao invés de você tentar comprar ações de diversas companhias, ou investir em ações individuais, que requerem mais pesquisa e análise, você pode comprar através de um fundo. A escolha por investir em diversos fundos permite que você tenha uma carteira diversificada, com ações nacionais, internacionais e ainda, com alocações em títulos.

4- Revise seus investimentos
Comece com uma quantia que seja confortável para você, e se isso significa US$ 100 ou menos, pelo menos você está poupando algum dinheiro. Ao longo do tempo, porém, é importante que você revise seus investimentos e aumente suas contribuições, de forma a adequar seu planejamento financeiro à sua situação econômica. Consulte também um assessor de investimentos para descobrir o cálculo exato da quantia e do tempo necessário para que você alcance o patrimônio desejado ou talvez, a sua independência financeira.

Fonte: InfoMonet/ Bloomberg (22/08/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".