sábado, 16 de julho de 2016

TIC: Se comprar Level 3, Google encara mercado de Telecom no Brasil


O rumor que mobilizou a semana nos Estados Unidos foi a possível compra da Level 3, provedora de infraestrutura de rede e serviços, pelo Google, Alphabet. O negócio permitiria à empresa de Internet expandir a sua rede de fibra ótica em nível mundial e não esconde que poderia fazer uma oferta pela fornecedora de serviços de rede de fibra.
Em janeiro, aliás, o Google e a Level 3 assinaram um acordo de interligação de rede.

Há um certo ceticismo no mercado com relação à essa aquisição, uma vez que a Level 3 tem um perfil comprador, mas é fato que o Google também quer expandir suas ações no mercado de Telecom e a junção das empresas cria uma gigante de infraestrutura. Mas o mercado reagiu como sempre: as ações da Level 3 na bolsa norte-americana tiveram uma alta considerável com a possibilidade da transação.

Em 2011, a Level 3 adquiriu a Global Crossing por US$ 1,9 bilhão e, em outubro de 2014, comprou a TW Telecom, por US$ 5,3 bilhões. Ela fornece serviços de rede longa distância e de acesso à internet, e concorre nos EUA com a AT&T e Verizon Communications, bem como provedores menores como a Zayo Holdings, no mercado de redes metropolitanas.

No Brasil, essa aquisição teria um impacto forte no mercado e poderia vir a ser o pontapé oficial do Google no mercado de telecom. Hoje, a Level 3 possui no total 29 mil quilômetros de cabo, além de acordos de cooperação com diversas empresas, entre elas, distribuidoras de energia.

A rede se estende de Porto Alegre a Fortaleza, passando por cidades e regiões como Vale do Itajaí, Curitiba, Londrina, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Há três anos a empresa tem realizado investimentos nos locais e, entre suas apostas estão os pequenos e médios provedores (ISPs) e as redes de distribuição de conteúdo (CDN). A Level 3 também possui 3 data centers de porte no país.

Fonte: Convergência Digital (15/07/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".