quarta-feira, 13 de julho de 2016

Fundos de Pensão: Previc já abriu consulta pública para que dados de planos e entidades sejam conhecidos publicamente


Previc pretende abrir publicamente dados de investimentos e planos de fundos de pensão

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) já colocou hoje em consulta pública o projeto de abertura de dados, que visa organizar e padronizar o processo de publicação de dados sob a guarda da autarquia.  A proposta prevê que a partir de janeiro de 2017, os dados de entidades fechadas de previdência complementar que não estiverem protegidos por sigilo fiscal, bancário e pessoal sejam disponibilizados publicamente.


O plano da Previc prevê a criação do CadPrevic, um cadastro de entidades e planos, que conterá dados individualizados por plano e por fundo de pensão. O plano também tem a proposta de disponibilizar dados relativos a entrada e saída da população e dos benefícios concedidos dentro dos planos, além de disponibilizar informações sobre o demonstrativo de investimentos de cada entidade por segmento de aplicação e por emissor.

Outro cadastro a ser criado é o Cadastro Nacional de Dirigentes (Cand), que conterá dados individualizados por entidade fechada de previdência complementar acerca de mandatos de dirigentes e dados individualizados dos próprios dirigentes, com informações sobre área de formação experiência profissional, certificação, etc.

Há ainda a proposta de divulgação de hipóteses atuariais utilizadas na avaliação do plano, o balanço patrimonial dos planos, as despesas administrativas das entidades, licitações, contratos, entre outros.

Serão 33 conjuntos de dados disponibilizados e atualizados periodicamente, cada um em um período diferente - mensal, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual. A consulta pública deve ficar aberta durante 30 dias.

Mais detalhes e acesso a Consulta Pública, neste link.

Fonte: Aposentelecom e Investidor Institucional (13/07/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".