quarta-feira, 6 de julho de 2016

Aposentadoria: 64,2% dos brasileiros não se preparam para aposentadoria


Seis em cada dez brasileiros não se preparam corretamente para a aposentadoria, excluídas as contribuições ao INSS, mostra pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). As razões mais apontadas pelos entrevistados para ausência de preparação são falta de recursos financeiros, para 32,7%, e desconhecimento de como começar a poupar, para 19,6%. 


O levantamento mostra também que 74,1% dos participantes contribuem atualmente para o INSS, seja por meio da empresa em que trabalha ou como autônomo. Já para aqueles que compõem a pequena parcela da amostra que se prepara de maneira mais adequada para a aposentadoria, 19,2% citaram a poupança como meio utilizado para se adequar à nova realidade à frente; a previdência privada aparece com 6,2%, e o investimento em imóveis com 6,1%. A frequência com que esses investimentos são feitos é mensal para 63,4% dos que fazem a preparação além do INSS. O valor médio mensal corresponde a R$ 258 e esta reserva vem sendo feito há oito anos, em média. 

"As pessoas que não pensam que no futuro terão uma redução de renda quando pararem de trabalhar. E quanto mais velho, mais caros são os planos de saúde, maior a propensão a ter problemas de saúde que necessitem de remédios caros e cirurgias. Tudo isso deve ser pensado ainda quando jovem", afirma Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, em comunicado. 
A pesquisa informa também que 38,8% dos entrevistados espera por uma queda no padrão de vida após aposentados, enquanto 26,7% preveem como uma das consequências à falta de uma preparação mais adequada não viver tranquilamente na terceira idade por não ter renda fixa mensal. Outros 13,8% acreditam que não poderão parar de trabalhar. "Em grande parte dos casos, a aposentadoria pública tem um valor muito menor do que o valor recebido enquanto se trabalha. Além disso, por conta do ajuste fiscal, é possível que haja mudanças de regras daqui para a frente, o que implica em aposentadoria com idade maior que a atual ou até mesmo em se aposentar com um valor menor", explica Marcela. 

Entre as melhores alternativas de investimento para formar uma poupança visando a aposentadoria, a economista aponta CDBs, fundos de renda fixa, tesouro direto e previdência privada. A pesquisa ouviu 703 consumidores de todas as regiões do país, com idade igual ou maior de 18 anos, pertencentes às todas as classes sociais e não aposentados. 

Fonte: Investidor Online (06/07/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".