terça-feira, 17 de maio de 2016

TIC: Novas tecnologias fazem CPqD bater recorde mundial em distância de transmissão óptica


Resultados do desenvolvimento, conduzido em parceria com a BrPhotonics, serão apresentados em workshop internacional sobre tecnologias ópticas

Conectar data centers separados por distâncias de até 140 quilômetros – o padrão mundial hoje alcança 80 quilômetros -, mantendo velocidades de transmissão elevadas, na faixa de 100 Gb/s. Esse é o principal resultado já obtido pela equipe de Tecnologias Ópticas do CPqD que, em parceria com a empresa BrPhotonics, vem trabalhando em uma nova técnica de modulação em transmissões WDM (Wavelength Division Multiplex) para interconexão de data centers, que está sendo adotada no mercado internacional.

“Trata-se de uma tecnologia bastante promissora, uma vez que apresenta baixo custo quando comparada à técnica de recepção coerente, utilizada atualmente nos sistemas de 100 Gb/s”, afirma Jacklyn Dias Reis, da Gerência de Tecnologias Ópticas do CPqD. “Além disso, outra vantagem dessa nova tecnologia é o menor consumo de energia, que se reflete em redução dos custos de operação do data center”, acrescenta o pesquisador, que abordará esse assunto em palestra no V International Workshop on Trends in Optical Technologies – Towards terabit per second optical networking – que acontece no CPqD, nos dias 18 e 19 de maio.

Em sua palestra, Reis falará sobre a tecnologia 56 GBd (gigabaud)-PAM4 (modulação com quatro níveis de amplitude óptica), utilizada pelo CPqD em testes experimentais que permitiram bater o recorde mundial em transmissão a 100 Gb/s WDM, em cenários de interconexão de data centers de grande porte. “Os resultados desse experimento, que empregaram tecnologias desenvolvidas pelo CPqD com a BrPhotonics, no contexto de dispositivos eletro-ópticos de banda larga (>50 GHz) e técnicas de processamento de sinais, mostram que é possível conectar data centers situados a 140 quilômetros de distância um do outro (portanto, um ganho de 75% em relação ao padrão atual), com capacidade agregada de 4 Tb/s por fibra óptica”, resume.

Esses resultados também serão apresentados na palestra de Jacklyn Reis, programada para o dia 18/05, às 12h30, e que terá como tema Flexible Optical Transmission. Assim como as demais palestras do V International Workshop on Trends in Optical Technologies – Towards terabit per second optical networking, a apresentação será em inglês.

A programação completa do workshop está disponível no endereço www.cpqd.com.br/ciclodeeventos/evento/v-wton, pelo qual os interessados também podem fazer sua inscrição – que é gratuita.

Organizado pela Unidade EMBRAPII CPqD – Comunicações Ópticas, o evento conta com o patrocínio da Keysight Technologies, Corning, Synopsys, Viavi e Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica e o apoio do BNDES, EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), FOTONICOM – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações Ópticas, Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL) do Ministério das Comunicações e FINEP.

Fonte: Fatos CPqD (maio 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".