quarta-feira, 4 de maio de 2016

Fundos de Pensão: Petros dá exemplo e é o 1º fundo de pensão a lançar um Portal da Transparência. Exemplo deveria ser seguido pelos demais fundos de pensão


A Petros acaba de se tornar o primeiro entre os grandes fundos de pensão do país a dar a seus participantes acesso a todos os contratos de aquisição de materiais e serviços. Entrou no ar hoje, o Portal da Transparência, espaço que reúne informações sobre todas as compras realizadas a partir de março de 2015. Não se trata de uma exigência legal, já que a Fundação não é obrigada a cumprir a Lei de Acesso à Informação, mas de uma iniciativa que reforça o compromisso da atual Diretoria Executiva com a eficiência de gestão e transparência dos processos. “Nossa motivação é abrir as portas da administração da Petros, prestando conta de forma absolutamente transparente sobre cada ato da nossa gestão. Nossa atitude visa reforçar o compromisso da Petros com a transparência e o zelo na aplicação de recursos", destaca o presidente Henrique Jäger.

Estão sendo divulgados contratos de compra de materiais necessários ao funcionamento da Petros e pagos com os recursos que a entidade arrecada por meio da taxa de carregamento. "Estamos colocando a entidade na vanguarda da prestação de contas aos participantes, que passam a ter total acesso à destinação da taxa de custeio administrativo paga mensalmente à Petros”, complementa o diretor Administrativo e Financeiro, Danilo Silva.

O Portal da Transparência está disponível na área do participante. A primeira categoria inclui as despesas com aquisição de materiais duráveis e não duráveis, como equipamentos de informática, móveis e materiais de escritório, entre outros. A segunda reúne as despesas com os serviços necessários para manter a operação da Petros, como assessoria atuarial e assessoria jurídica, por exemplo. No caso da aquisição de materiais, são informados o mês de compra, a classe do produto, o valor de aquisição, o nome do fornecedor e o número da ordem de compra. Em relação aos contratos de serviços, o portal exibirá a modalidade de contratação, o nome da empresa fornecedora, o valor, a vigência, o objeto e o número do contrato. As informações de aquisição de materiais ficarão disponíveis com o histórico dos últimos 12 meses, enquanto aquelas referentes aos contratos de serviço permanecerão no ar até o término da vigência. Todas as informações serão atualizadas mensalmente.

O conteúdo pode ser visualizado após acesso com login e senha, a partir do menu da esquerda ou do banner central disponível no Portal. O link "O que é" apresenta uma espécie de tutorial sobre a organização das informações. Em "Gráficos", é possível conferir o volume de despesas com a compra de materiais mês a mês e os gastos de cada modalidade de contratação de serviços. 

Fonte: Portal Petros (03/05/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".