terça-feira, 19 de janeiro de 2016

INSS: Peritos anunciam retorno ao trabalho


Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)  anunciaram que deverão retornar ao trabalho na próxima segunda-feira (25), após a mais longa greve da categoria que durá mais de quatro meses. Essa foi a informação oficial de hoje (18), por meio de nota, da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). 
De acordo com a associação, "os peritos médicos do INSS irão retornar aos postos de trabalho, em estado de greve, para manter apenas o atendimento essencial, ou seja, aqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Os segurados que já se encontram amparados pelo benefício previdenciário tem seus direitos mantidos e deverão continuar recebendo. Novas paralisações no futuro não estão descartadas". 
Ou seja, no estado de greve, a categoria volta a atender, mas continua negociando suas reivindicações com o governo e pode cruzar os braços novamente. Hoje, a associação diz que a categoria cumpre a determinação de manter 30% dos médicos trabalhando. No dia 25, segundo a entidade, 100% do peritos retornarão ao trabalho. 
A associação resslata que os peritos vão priorizar o que eles chamam de atendimento essencial, priorizando os segurados que estão requisitando o auxílio-doença e dependem do benefício para sobreviver. 

Longa paralisação 
A greve dos médicos peritos do INSS teve início no dia 04 de setembro do ano passado. A categoria reinvindica uma política adequada para a carreira e a ineficiência da gestão do benefício por incapacidade. De acordo com a ANMP, "a União gastou R$ 125 bilhões anuais, sendo a metade disso, em benefícios pagos sem perícia médica. Em 5 anos quase 3.000 peritos abandonaram a carreira e atualmente a taxa de evasão é de 2 peritos por dia útil, algo inédito no serviço público federal". 
A associação esclareceu em nota que "apesar da longa paralisação o governo se manteve insensível e negligente ao drama da população, intransigente e implacável com a categoria pericial, nos tratando como se fossemos inimigos do Estado. Ao priorizar um combate desleal com os peritos em detrimento de uma rápida resolução do caso, o governo preferiu apostar na vitória sobre a categoria pelo cansaço, sem se preocupar com o caos gerado na vida da população que não consegue atendimento. Ao invés do diálogo o governo cortou integralmente os salários dos servidores e iniciou uma série de ataques e ameaças aos peritos médicos em todo o Brasil". 
Após quase 140 dias de paralisação, os peritos decidiram retornar as atividades, mas ainda procuram negociar com o governo. "Nós, Peritos Médicos do INSS, chocados com o descaso do governo e com caos instalado pela gestão, nos sentimos sensibilizados pelo drama da população não-atendida e, por termos ciência que o governo não está se importando com isso e, se necessário fosse, continuaria a deixar os segurados da previdência social na penúria, decidimos em Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 16/01/15 mudar nossa forma de protesto", explica em nota. 

Fonte: PrevTotal (19/01/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".