terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Anapar: 2015 foi um ano de luta e resistência


ANAPAR | Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão
22 de dezembro de 2015Boletim Anapar nº551
2015: Ano de luta e resistência
O ano que termina pareceu mais longo que os demais.

A retração na economia mundial, um cenário interno complicado que se arrasta há alguns anos, contaminado pela crise política que se estendeu durante todo o ano refletiram diretamente na política de investimentos dos fundos de pensão e no valor dos seus ativos. Por conta deste cenário, alguns planos de benefícios deverão fechar o ano com déficit. Para evitar maiores impactos nas contribuições dos participantes, a Anapar participou ativamente das negociações que reduziram as necessidades de aportes e alongaram o prazo para cobertura das insuficiências.

O dado positivo é que o sistema de previdência complementar e o modelo de governança implantado desde o início da década passada, no entanto, ajudaram a preservar as reservas dos participantes. Sabemos que houve problemas sérios com investimentos e má gestão em alguns fundos de pensão, porém muito bem localizados. A própria CPI instalada no segundo semestre não apontou novos problemas além dos já conhecidos anteriormente. Em alguns casos, inclusive, os dirigentes já haviam sido punidos pelos órgãos de fiscalização pelas irregularidades praticadas. A grande maioria dos fundos atravessa este momento sem comprometer o pagamento de benefícios aos participantes.

O ano passou. Resistimos.

Momentos de dificuldades também são momentos de preparar os próximos passos e avançar.

Esperamos que o novo ano de 2016 seja de retomada do crescimento econômico e de melhoria nos níveis de emprego, para que os fundos de pensão possam retomar sua trajetória de solidez e crescimento, aumentando o número de participantes e o valor das reservas para pagamentos de benefícios.

Continuaremos a exercer nossa missão de luta para preservar os direitos dos participantes, combatendo as mudanças prejudiciais impostas por patrocinadores e os ataques externos feitos pelos adversários da estabilidade de nosso sistema. Tudo que aprendemos com as adversidades será usado como arma para enfrentar os desafios do próximo período.

Temos a certeza que o novo ano será melhor que este. Continuaremos batalhando lado a lado com os nossos associados e suas entidades representativas.

Desejamos, a todos os nossos associados, felicidades nas festas de final de ano, de alegria junto a amigos e familiares. E um ano novo de muita disposição e de realizações individuais e coletivas para construir o futuro que todos nós, trabalhadores, merecemos.


A Diretoria da Anapar.
 
ANAPAR - Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão 
SCS Qd. 06 Bl. A Ed. Carioca sala 709, Brasília-DF | Fones: (61) 3326-3086 / 3326-3087 | anapar@anapar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".