segunda-feira, 16 de novembro de 2015

TIC: Há exatos 25 anos, profissionais de pesquisa, ciência e tecnologia fundavam o SINTPq


Há exatos 25 anos, profissionais de pesquisa, ciência e tecnologia fundavam o SINTPq
Neste dia 13 de novembro, o SINTPq completa 25 anos de luta em defesa dos profissionais da ciência, pesquisa e tecnologia. Foram mais de duas décadas de atuação em prol da valorização da categoria e dos institutos de pesquisa.

Nossa caminhada tem início na década de 1980 na Fundação CPqD, à época pertencente ao Sistema Telebrás, com a criação da Associação dos Funcionários do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás (AFCPqD).

A Associação, apesar da importância para o debate em ciência, tecnologia, telecomunicações, inovação e desenvolvimento, não conseguia responder às demandas trabalhistas dos empregados. Em novembro de 1990 é fundado então o Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia (SINTPq).

Dois meses depois da sua fundação, toda a diretoria do sindicato é demitida. Processo que só tem fim em junho de 1994, quando todos os trabalhadores foram readmitidos por meio de decisão judicial.

Os desafios enfrentados nos primeiros anos de vida do SINTPq não foram menores que os dos anos seguintes. Lutamos contra as privatizações da década de 1990, por formulação de políticas públicas, por recursos e reconhecimento estratégico do setor para o nosso país e, principalmente, pela valorização dos trabalhadores em pesquisa, ciência e tecnologia.

O SINTPq nasceu da base e nela continua. Atualmente representa cerca de 5 mil trabalhadores em mais de 20 empresas localizadas em Campinas e região, atuando também fortemente na cidade de São Paulo.

Fonte: SINTPq (13/11/2015)

Nota da Redação: Como um dos fundadores da AFCPqD, que posteriormente originou o SINTPq, parabenizo aquele Sindicato e desejo vida longa e profícua. 
Agradeço o convite para a cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Campinas no último dia 13, mas que infelizmente não pude comparecer por estar fora da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".