sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sistel: Pelo entendido dos relatos do Conselho Deliberativo da Sistel, fim do financiamento no PAMA e PCE e cancelamento do PCE com 60 dias de atraso estão sacramentados para 2016


Reajuste do PCE em dezembro será equivalente ao INPC de setembro a novembro de 2015, cuja previsão é de 2,29%. Este índice não é uma concessão da DE favorável aos assistidos da Sistel, visto que no montante da transferência do superávit do PBS-A ao PAMA, realizada em setembro, já considerou-se o INPC de janeiro a agosto.

Mesmo os conselheiros eleitos tendo se manifestado contrários ao fim do financiamento das despesas do PAMA e PCE (no PCE o financiamento é parte integrante do regulamento) e do cancelamento do PCE em caso de atraso superior a 60 dias no pagamento das despesas dos usuários, estas sérias restrições aos assistidos, principalmente os de menor valor de benefício, serão mantidas pela DE da Sistel a partir do próximo ano. Já o reajuste dos benefícios, que segue o INPC de dez14 a nov15, deve ser superior a 10%.

Conselheiros eleitos se reunirão com o presidente do CD para propor uma nova forma de avaliação da Sistel, visto que esta avaliação reflete diretamente nos ganhos da Diretoria Executiva.

Como se vê, as ditas melhorias implementadas no PAMA (catarata, contribuição única para cônjuges assistidos e direito das(os) viúvas(os)), foram mínimas e praticamente apagadas com o fim do financiamento das despesas e com o cancelamento do PCE para inadimplentes, mesmo depois da discutível transferência do PBS-A ao PAMA.

Pelo que se vê, o PAMA puro seguirá sendo um plano de uso único e o PCE um aditivo restrito à elite dos assistidos. Saneamento desta forma, só considerando o lado financeiro com as sobras de outro plano, sem preocupar-se com a lado social dos assistidos, é muito fácil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".