quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Planos CPqD: Conheçam a previsão dos novos limites de equacionamento de déficits e de destinação de superavits para os planos CPqD da Sistel (rev.2)


Caso a nova regra de limites para equacionamento de déficits e de destinação de superavits seja aprovada pelo CNPC no próximo dia 25, conforme proposta apresentada pela PREVIC e com apoio da Abrapp (vide neste post), conheçam as grandes alterações que poderão ocorrer em relação aos planos CPqD da Sistel, principalmente os planos PBS-A, PBS-CPqD e CPqDPrev.

No PBS-A, que é superavitário e considerando a duration prevista do plano em dez15 de 7,5 anos, o limite da Reserva de Contingência passaria do atuais 25% para aproximadamente 17,5% , o que poderia afetar a vulnerabilidade do plano, principalmente sabendo-se que o excesso desta previsão de 17,5% da Reserva de Matemática (ou a Reserva Especial) poderá ser novamente transferida ao PAMA ou destinada em proporções ainda desconhecidas entre assistidos e patrocinadoras.

No PBS-CPqD, que não é superavitário, o gatilho para iniciar um possível equacionamento de déficit futuro, todo ele coberto pela patrocinadora CPqD (Art. 87 item II do Regulamento), passaria dos atuais 10% da Reserva Matemática para aproximadamente 5,5% , prevendo a duration do plano em dez15 de 9,5 anos.
O gatilho se reduziria, o valor do possível déficit a ser pago também seria reduzido (de 10 para aprox. 5% da RM) e seu prazo de equacionamento seria aumentado (de 5 para 9,5 anos). 

Para o plano CPqDPrev, que também não é superavitário e pelo contrário, apresenta um déficit neste ano inferior a 1%, o limite (gatilho) para equacionamento de futuros déficits a ser pago pelas patrocinadoras CPqD e coligadas, participantes ativos e parte dos assistidos (só os elegíveis aos benefícios depois de 27/04/2006 - Art. 48 §4º do Regulamento) seria reduzido de 10% para aproximadamente 7% da Reserva Matemática (reserva estimada para pagar todos benefícios até o último beneficiário). Esta previsão considera a duration do plano em dez15 de 11 anos.

Já no plano InovaPrev, por ser um plano CD puro, não existem superavits ou déficits e o equilíbrio do plano é medido somente pela variação mensal de suas cotas.

Importante mencionar que os limites acima tratam-se de uma previsão projetada por este Blog para dez15 baseada nas durations dos planos da Sistel calculados para dez14. Como os 3 primeiros planos acima já estão fechados a novos participantes, a duração do plano estimada para dez15 foi reduzida de 12 meses.

Outro fator importante a ser mencionado é que aprovada a nova regra pelo CNPC, cai o equacionamento de déficit para plano que apresentou déficit por 3 anos consecutivos. Com isso poderão haver diferentes equacionamentos mais frequentes (devido ao menor gatilho) e acumulados ao longo do período de déficits, o que poderá piorar mais ainda a situação do plano e daqueles que o devem custear.

Em resumo, as mudanças capitaneadas pela Abrapp e Previc não são nada boas aos associados da Sistel.

Obs: duration é o prazo médio que cada plano tem para o pagamento de seus benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".