quinta-feira, 12 de novembro de 2015

INSS: Como calcular o tempo de contribuição utilizando ferramenta da internet


Com as mudanças nas regras da aposentadoria por tempo de contribuição, os segurados do INSS precisam ter na manga o cálculo do período que contribuíram para escolher benefício maior levando em conta o fator previdenciário, que pode reduzir o valor em até 40%, e a Fórmula 85/95, que garante aposentadoria integral. Como a simulação não é feita mais nas agências do INSS, a saída é o trabalhador fazer isso no site da Previdência. 

Para calcular o tempo de contribuição sem sair de casa é possível usar uma ferramenta na página www.previdencia.gov.br (veja passo a passo abaixo). Nesse portal, o segurado preenche os períodos que contribuiu ao longo da vida para o INSS e tem um cálculo aproximado do seu tempo de serviço. No mesmo endereço, também pode ser feita simulação do valor do benefício que receberá. Entretanto, a Previdência alerta que a calculadora é apenas para auxiliar, mas não tem efeito legal. 
O gerente-executivo da Gerência Centro do INSS no Rio, Flávio Souza, destaca que é necessidade o segurado ter ciência se cumpriu os requisitos para se aposentar, antes mesmo de marcar a visita à agência para dar entrada no benefício, para evitar atrasos no processo. “Não adianta marcar o pedido de concessão antes sem ter completado os requisitos. Se fizer dessa forma, o pedido será negado”, explicou.

Uma opção para calcular o tempo de contribuição é fazer uma simulação no site da Previdência para ter certeza sobre a quantidade de contribuições, o segurado tem a opção de solicitar uma senha de acesso à base de dados do INSS, que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Mas essa senha só é fornecida na agência do INSS com agendamento pela Central de Atendimento 135 ou pelo site da Previdência. Somente o próprio segurado poder retirar esse número. Como o banco de dados é atualizado praticamente em tempo real, ele consegue acompanhar cada pagamento mensal de contribuição do empregador. 
As agências do INSS também disponibilizam o extrato de contribuições. Esse serviço não precisa de marcação, apenas retirada de senha na hora. “É importante saber com antecedência a data em que pode se aposentar para evitar um processo lento”, diz Flávio Souza. 

Trabalhadores vão ao posto com dúvidas 
O vigilante Rudival Oliveira, de 65 anos, é um exemplo de trabalhadores que já podem se aposentar — ou estão prestes a pedir o benefício mas não sabem se cumpriram as regras para concessão. Ontem, ele chegou à agência do INSS na Praça da Bandeira sem ter conhecimento do cálculo do seu benefício e se havia cumprido as regras. 
“Não sei se vou me aposentar por idade ou tempo de contribuição. Vão me entregar os cálculos e, depois, vou pedir o benefício”, disse ele, pouco antes de dar entrada na aposentadoria por idade (65 anos para homem e 60 anos para mulheres), que não tem incidência do fator. 
Lucila Nunes, 60, também foi à agência para pedir a aposentadoria por idade. Ela aguardou atendimento no local por cerca de uma hora para ter informações do cálculo. “Vim aqui para saber o valor da minha aposentadoria para dar entrada”, disse. 

Como simular o Tempo de Contribuição
Entre no site www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao e clique em “Calcular tempo de contribuição”. 
Coloque o número do PIS ou Pasep ou do Cartão de Inscrição de Contribuinte Individual (CICI). Abaixo, digite os caracteres que aparecerem na imagem. Ainda nesta página, clique na mensagem de responsabilidade e, depois, em “confirmar”. 
O formulário vai pedir a sua data de nascimento, sexo, nome completo, nome da mãe e CPF. Preencha todos os dados solicitados e em seguida clique em “continuar”. 
Nessa etapa o sistema abre o simulador. Para calcular o tempo de contribuição, preencha cada período em que esteve segurado pelo INSS, ou seja, contribuindo por CLT ou como autônomo, clicando em “adicionar ao fim de cada período. Após ter adicionado todos, clique em “executar simulação” para ter o resultado.

Fonte: O Dia  (12/11/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".