quinta-feira, 15 de outubro de 2015

TIC: Prêmio Anuário Tele.Síntese reconhece contribuição do CPqD à inovação em telecomunicações


O engenheiro Hélio Graciosa, ex-presidente do CPqD, foi alvo de uma homenagem especial durante a cerimônia de entrega da 4.ª edição do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, da Momento Editorial – que também premiou a Trópico, empresa que faz parte do Universo CPqD. O evento foi realizado na noite do dia 5 de outubro, em São Paulo, e contou com as presenças de João Rezende, presidente da Anatel, e de Julio Semeghini, subsecretário de Tecnologia e Serviço de Atendimento ao Cidadão do governo do estado de São Paulo, entre outras autoridades e representantes de entidades, da academia e das principais empresas de telecomunicações do país.
A homenagem a Graciosa – que recebeu um troféu das mãos de Lia Ribeiro Dias, diretora da Momento Editorial – foi um reconhecimento por sua atuação de destaque em prol da pesquisa e desenvolvimento no setor de telecomunicações, durante as quase quatro décadas em que trabalhou no CPqD. “Foi no espírito de contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira que o CPqD foi criado”, disse Graciosa. “E esta homenagem é dedicada às pessoas que trabalham, ou que já trabalharam, no CPqD”, acrescentou.

Já a Trópico recebeu o prêmio Tele.Síntese de Inovação, como segunda colocada na categoria Fornecedores de Produtos. O produto inovador contemplado foi a Vectura eNodeB 700, estação radiobase LTE/4G compacta na faixa de 700 MHz desenvolvida no Brasil pelo CPqD, que está sendo fabricada e comercializada pela Trópico.
A principal novidade da solução é o empacotamento compacto e único, que permite sua instalação diretamente na torre, dispensando a necessidade de container – ou prédios de alvenaria – e da refrigeração forçada (ventoinhas ou ar condicionado). “Isso propicia uma redução dos investimentos e também de custos operacionais”, afirma Armando Barbieri, diretor comercial da Trópico.

A eficiência energética é outro apelo importante dessa estação radiobase, que pode ser enquadrada na categoria de tecnologias “verdes”. A nova solução tecnológica teve sua primeira demonstração pública em maio, quando o CPqD e a Trópico receberam em Campinas os representantes das instituições envolvidas na implantação no país do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC), que deverá ser compartilhado pelas áreas de Defesa, Segurança Pública, Infraestrutura e outras entidades governamentais.

Conduzido pelo Exército, o projeto SISNACC conta com a adesão de diversos órgãos da administração pública que manifestaram interesse em integrar o sistema – entre eles, a Receita Federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). De acordo com o projeto, a comunicação por voz utilizará o sistema de rádio digital troncalizado do Exército brasileiro. Já a transmissão de dados usará a tecnologia LTE/4G na faixa de frequência de 700 MHz, no Brasil reservada à Defesa e Segurança Pública.

Destaque Trópico e Homenagem a Helio GraciosaFonte: Fatos CPqD ( outubro 2015) 
Destaque Trópico e Homenagem a Helio Graciosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".