sábado, 3 de outubro de 2015

TIC: PDT no Minicom e PMDB no MCTI fazem parte da barganha para tentar sustentar governo


A reforma administrativa e ministerial anunciada ontem, 02 , pela presidente Dilma Rousseff, confirmou a nomeação do líder do PDT na Câmara, André Figueiredo para o Ministério das Comunicações. Ricardo Berzoini foi deslocado para a Secretaria de Governo e o deputado pelo PMDB do Rio de Janeiro, Celso Pansera, assume o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no lugar de Aldo Rebelo (PCdoB), que vai para a Defesa. As posses serão na terça de manhã. As transmissões de cargo, até quarta. No MiniCom, segunda o novo ministro já se reúne com equipe técnica. Ainda aguarda por orientação do Planejamento para saber o orçamento e o que deverá cortar.

Dilma cortou oito ministérios, criou uma comissão permanente da reforma do Estado e anunciou a redução de 30 secretarias nacionais entre os demais ministérios, além de fusão e extinção de diferentes órgãos e autarquias (entre eles, comenta-se a incorporação da Dataprev pelo Serpro).

Anunciou ainda o corte de até 20% nos gastos de custeios e de luz e telefone, limites de gastos com diárias e passagens (ministros e funcionários de primeiro escalão não podem mais viajar de primeira classe, por exemplo) e corte de 10% nos salários dos ministros.

Além disso, o governo vai rever todos os contratos de aluguel, de terceirização e de tecnologia da informação firmados, para reduzi-los, anunciou a presidente.

Serão cortados ainda, dos atuais 25 mil cargos em comissão – aqueles que são contratados sem concurso públicos – três mil cargos, criados novos critérios para uso dos carros oficiais, com frotas únicas de veículos e reavaliado o patrimônio da União. “A União não pode continuar sendo uma grande imobiliária”, afirmou a presidente.

O novo Ministro das Comunicações
André Figueiredo, o novo Ministro das Comunicações, é pedetista histórico, e foi secretário-executivo do Ministério do Trabalho, na gestão de Luppi, durante o governo de Lula, de 2007 a 2010, quando deixou o cargo para se eleger deputado federal, se reelegendo para a nova legislatura. No governo Dilma, com a postura de “independência” do PDT, Figueiredo orientou a bancada a votar contra as primeiras medidas do ajuste fiscal e chegou a acusar o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de comprometer os projetos sociais do governo.

Em seu site, o novo ministro assume o compromisso de trabalhar pelo ajuste econômico do governo. Ele diz: “Participamos desse governo nos últimos oito anos. Nesse momento em que o Brasil atravessa uma grande crise, nós fizemos uma reflexão​ e ​decidimos aceitar o convite​ da presidente​. Trabalhar para minimizar a crise política que se retroalimenta na crise econômica é responsabilidade de todos nós” .

O novo Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação
Celso Pansera deixou o PT, partido que militava na juventude, para ser um dos fundadores do PSTU, um dos partidos mais radicais do espectro da esquerda brasileira, e rompeu com o grupo para apoiar Lula à presidência. Depois foi para o PSB e deixou o partido quando Eduardo Campos candidatou-se à presidência, desembarcando no PMDB. Deputado federal em primeiro mandato, é titular da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara e foi presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Conta com o apoio do governo do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o líder da bancada  Leonardo Picciani (RJ). Foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef de ser “pau mandado” de Eduardo Cunha, por tentar intimidá-lo na CPI da Petrobras.

Fonte: TeleSíntese (02/10/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".