segunda-feira, 14 de setembro de 2015

TIC: Voz não é mais a principal receita de telecom no Brasil. Dados na rede finalmente ultrapassam a voz TDM




A receita líquida de dados (fixo e móvel) e TV por assinatura totalizaram R$ 33,6 bilhões no 1º Semestre de 2015 (1S15) superando as receitas de voz (fixa e móvel) que totalizaram R$ 32,0 bilhões neste período.


Nota:Não estão incluídas nesta análise a receita com venda de aparelhos.


A queda na receita de voz se acelerou no 1S15 com a queda de 10% na receita de voz móvel, na comparação com o 1S14, devido a um uso mais intensivo de mensagens e queda na VUM (interconexão). A receita de voz fixa apresentou queda de 3% neste período.

Voz móvel ainda é, porem, o principal serviço de telecom do Brasil, com 29% da receita total e 59% da receita total de voz.



Banda larga fixa, dados móveis e TV por assinatura apresentam uma participação muito próxima na receita total de serviços de telecom (16% a 18%).


Voz deixou de ser a principal receita entre os serviços fixos em 2013. No 1S15, 69% da receita de serviços fixos eram provenientes de banda larga fixa e TV por assinatura.



No móvel, voz ainda é a principal receita de serviços, mas no 1S15 dados já representava 38% da receita de serviços das operadoras móveis.


Diante deste cenário pergunta-se:
  • O que muda com a voz deixando de ser a principal fonte de receita das operadoras?
  • Como cada operador está enfrentando este processo?
  • Qual o impacto nos investimentos das operadoras?
Fonte: Teleco (14/09/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".