quarta-feira, 16 de setembro de 2015

TIC: Com receita de voz perdendo espaço, teles fecham cerco contra aplicativos



A guerra declarada pelas operadoras de telecomunicações contra os fornecedores de serviços de mensagens, fotos, filmes e música - aplicativos cada vez mais usados pelo consumidor - vai além de uma eventual perda de receita. Nos últimos três anos, na verdade, Vivo, Claro e TIM dobraram a receita desse tipo de serviço. Na Oi, triplicou. E, em 2015, o faturamento dos serviços de dados continua com forte expansão. 

O que está em jogo é o futuro, estabelecer quem vai dominar o mercado de conteúdo no setor de telecomunicações, no qual o serviço de voz vai perdendo espaço para os dados. O principal alvo da artilharia das teles é o WhatsApp, do Facebook, mas também entram na linha de fogo outros provedores como Netflix e YouTube.

As teles miram o que poderão ganhar com o tráfego de dados gerado pelos aplicativos em suas redes e entram na disputa pelo domínio do mercado de conteúdo, já que as operadoras também criam seus próprios aplicativos.

o mesmo tempo, a Vivo reconhece que o WhatsApp acrescenta valor a seus usuários, pois vai além do que é oferecido pelas mensagens de texto e multimídia (SMS e MMS). Sem muita saída, já que o usuário quer os aplicativos desses novos concorrentes, teles como TIM, Claro e Oi têm feito acordos com o WhatsApp para que o serviço de troca de mensagens, quuando usado, não seja descontado do pacote de dados do cliente. A Vivo rechaça esse tipo de aliança.

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Fonte: Valor (16/09/2015)

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