quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sistel: Previc classifica planos de benefícios em função de seu risco e PBS-CPqD, PBS-Telebras, CPqDPrev e TelebrasPrev não obtêm baixa probabilidade de risco


A Portaria 510 da PREVIC, publicada em 28/09/2015, que dispõe sobre os planos de benefícios habilitados ao envio de Demonstrações Atuariais Simplificadas, relativa ao encerramento do exercício de 2015, relaciona os planos de benefícios classificados como de probabilidade e impacto baixos, segundo critérios da metodologia de Supervisão Baseada em Risco adotados pela Previc, e que enviaram Demonstrações Atuariais - DA na forma completa no encerramento de um dos quatro exercícios imediatamente anteriores. 

Na relação de planos de baixo impacto de risco geridos pela Sistel  aparecem somente os planos PBS-A, PBS-TNC (ambos BD) e CelPrev AM (CD). Planos CD puros cujas provisões matemáticas estão atreladas a rentabilidade dos investimentos (InovaPrev) não foram considerados na avaliação da Previc, tão pouco o PAMA, que é ignorado pela Previc.

Desta forma entendemos que planos como PBS-CPqD, CPqDPrev, PBS-Telebras, TelebrasPrev e PBS-Sistel são considerados de médio ou alto risco pela Previc.

O dois primeiros planos, cuja patrocinadora é a Fundação CPqD e suas empresas coligadas, já vêm desde o ano passado apresentando desempenho abaixo ou muito próximo ao equilíbrio técnico, fato que aponta possibilidade de riscos futuros.

Por sua vez os dois planos da patrocinadora estatal Telebras causaram surpresa em não aparecerem classificados como de baixo risco, pois sempre apresentam superavits, destoando constantemente do comportamento de seus planos similares do CPqD, que sempre possuíram um perfil de massa de participantes e contribuições muito similares entre si. Aliás, esta discrepância entre equilíbrios técnicos dos planos da Telebras e CPqD passaram a acontecer logo após a cisão da Sistel, quando o antigo plano PBS foi retalhado em suas reservas e massas de participantes, sem quaisquer critérios transparentes, em vários planos e o PBS-Telebras iniciou sua trajetória ascendente e logo depois teve boa parte de sua massa migrada para o plano TelebrasPrev.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".