terça-feira, 21 de julho de 2015

Fundos de Pensão: Adesão presumida no ingresso de planos de servidores deve se estender a todos fundos de pensão


Fundos dos servidores enviam proposta de adesão presumida para Câmara

A comissão técnica nacional (CTN) de fundos de pensão de servidores públicos da Abrapp enviou à Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à medida provisória nº 676/2015, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social. A proposta visa incluir dispositivos para garantir a possibilidade de haver a adesão presumida aos planos de previdência dos fundos de pensão destinados aos servidores públicos.

A elaboração da proposta contou com assessoria do advogado Flávio Martins Rodrigues, sócio do escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva Advogados. “Foram apresentadas pelo deputado Gonzaga Patriota duas que contemplam a adesão automática presumida aos planos de previdência complementar dos servidores públicos. Elaboramos a emenda de forma que a facultatividade permaneça na medida em que o participante do fundo de pensão tenha a possibilidade de pedir o desligamento do plano no prazo de 90 dias”, explica Rodrigues.

O advogado explica que a adesão aos planos demanda, atualmente, uma atitude ativa que exige certo conhecimento sobre previdência complementar que talvez o empregado não tenha. “A partir de experiências internacionais, verificou-se que era positivo o novo empregado ser presumidamente incorporado ao plano, tendo a possibilidade de se manifestar para se desligar, recebendo assim as contribuições de volta retroativamente”, salienta Rodrigues.

Fonte: Investidor Institucional (21/07/2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".