segunda-feira, 4 de maio de 2015

Sistel: Dados da Sistel relativos a Gestão Saúde em 2014 afirmam que despesas tiveram aumento de 20% sobre 2013, porem contribuições do PAMA PCE aumentaram 61%


Em 2014, as despesas com assistência à saúde totalizaram R$ 203,8 milhões, representando um aumento de 20% em relação a 2013. As internações foram responsáveis por 65% dessas despesas; os procedimentos ambulatoriais representaram 16%; os exames simples 8%; os exames especiais 5%; e as consultas 6%.
Além do aumento na frequência de uso, outros fatores, como a evolução tecnológica e os custos dos serviços médicos sempre crescentes e em percentual superior à inflação, contribuem para a elevação cada vez maior das despesas com saúde.

Não obstante o incremento nos custos de assistência médica, a Sistel vem buscando a redução das despesas médico-hospitalares, atuando na prevenção e melhoria da qualidade de vida, através dos Programas de Saúde Viver Melhor, Lado a Lado e Pacote Preventivo.

Programa Viver Melhor - Acompanhando sua Saúde
Em 2014, 2.745 portadores de doenças crônicas foram acompanhados mensalmente pelo programa. As patologias mais frequentes são hipertensão, dislipidemia e diabetes.
No ano, foi observado que 68% das intercorrências não acarretaram internações, sendo revertidas por orientações telefônicas ou presenciais do programa.
O grupo de pacientes monitorados, formado por 1.509 pessoas que têm as mesmas condições de saúde, mas que não ingressaram no programa, se comparado a outro não monitorado, apresentou uma economia líquida de 32% no ano.

Programa Lado a Lado – Acompanhando sua Internação
Em 2014 foram acompanhadas 8.589 internações, um número 23% superior ao ano de 2013. Foram evitadas 410 reinternações, gerando uma economia de 6%. O índice de satisfação dos participantes com o programa continua na ordem de 90%.

Programa Preventivo – Pacote de Exames
O Pacote de Exames Preventivos, que prevê a realização anual de procedimentos que possibilitam a identificação precoce de doenças bastante frequentes na população do PAMA e PAMA PCE, como doenças cardíacas, diabetes, câncer de próstata, de mama, de útero e de intestino, já cumpre o seu papel de conscientização sobre a prevenção, o que pode ser comprovado pela comparação com o mesmo perfil de usuários do mercado.

Fonte: Relatório da Administração Sistel 2014 

Nota da Redação: Um dos motivos das contribuições mensais do PAMA-PCE terem aumentado em dezembro de 2014 (61,01%), muito alem do aumento das despesas do PAMA (tradicional + PCE), foi o repasse do aumento de 2013 que não foi totalmente repassado aos assistidos em dezembro daquele ano.

Mesmo a Sistel tendo divulgado um índice de satisfação de 90% sobre o Programa Lado a Lado, o mesmo é muito questionado pelos assistidos, principalmente quanto a sua relação custo/ benefício, mas a Sistel não divulga dados específicos deste programa.

Enquanto as contas do plano assistencial PAMA não forem abertas e mais transparentes, separando-se o que é PAMA tradicional e o que é PCE, já que ambos deveriam ter custeios diferenciados, qualquer reajuste de contribuição ou justificativa para o descasamento entre receitas e despesas e utilização do fundo garantidor poderá parecer questionável aos olhos e bolsos dos usuários do plano.

Diferentemente de outros anos e para dificultar mais ainda a compreensão dos usuários do plano assistencial, em 2014 a Sistel não divulgou as receitas e origens de custeio do plano assistencial, mesmo que consolidadas em um único plano assistencial. Por que será?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".