segunda-feira, 18 de maio de 2015

APOS (Assoc. Aposentados CPqD): APOS divulga para seus associados realizações da diretoria nos últimos 12 meses e política para reajuste de mensalidades


Segue o resumo das realizações da APOS neste último ano apresentado na assembleia do último dia 23/4:

- Mai/14. Enviado ofício aos presidentes do Conselho Deliberativo e da Sistel, com Proposta de Reformulação do Estatuto da Sistel, visando a participação paritária entre patrocinadoras e participantes. Resposta da Sistel: no tocante à composição e participação em Conselhos Diretivos e Fiscais, eles seguem LC 109 e Acordo entre Patrocinadores de dezembro de 1999, não cabendo à Administração Sistel definir alterações nestes tópicos, mas sim às Patrocinadoras. O Presidente do CD nunca nos respondeu.

 - Mai/14. Participação de diretores no Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, promovido pela ANAPAR em Campinas. Importante pelos temas discutidos.

 - Jun/14. Realização do "Sistel Parceria" na sede da APOS, dia 2, que foi importante para resolver diversos problemas pessoais de assistidos.

 - Jul/14. Visita à Sistel no dia 29: Joseph, Bernal e Eunice, juntamente com Ítalo, Conselheiro eleito. No período da manhã visitamos todas as dependências da Sistel. Foi muito bom ver como eles estão organizados. Foco da reunião: preocupação com o plano PBS-CPqD, mas discutimos todos os planos e conhecemos a nova Diretora de Previdência, Rosana Leonel Ferreira (à época ainda Superintendente de Benefícios Previdenciais).

 - Ações Superávit PBS-A e PAMA:

a.   Jun/14. Reunião com a diretoria da ASTEL-ESP e o NEI – Núcleo de Estudos e Investigações, dia 18, na sede da Astel, SP, sobre superávits do PBS-A e PAMA

b.   Out/14. Participação na apresentação da Adriana, diretora de Saúde da Sistel, sobre superávits do PBS-A e PAMA, em São Paulo, dia 1º, juntamente com a ASTEL

c.   Dez/14. Reunião, no dia 10, com pessoal do PBS-A no Sindicato dos Engenheiros, com apresentação sobre o histórico do plano, situação atual e possíveis ações. Optamos por aguardar a resposta do Conselho Deliberativo ao pleito da ASTEL-ESP, solicitando cumprimento da sentença da ação coletiva de 2001. Conselho solicitou estudo da Sistel sobre o assunto

d.   Jan/15. Reunião APOS e ASTEL-ESP com Sistel sobre o assunto. Fomos informados que algumas das exigências da ASTEL não tinham como ser atendidas e que a Sistel estava estudando outras possibilidades. Só que, por causa da eleição, só iriam tratar desse assunto na reunião de abril, para não dar caráter eleitoreiro ao tema. Em reunião de diretoria, APOS decidiu aguardar a reunião de abril, acompanhando o que acontece sobre o tema.

 - Dez/14.Lançamento dos Cadernos APOS

Achamos importante lançar alguns cadernos, com temas de interesse geral e que pudessem ser úteis aos nossos associados. Dois foram lançados e estão publicados no site da APOS:

Caderno nº 1:"Procedimentos para acompanhamento do desempenho de seu Plano da Sistel"

Caderno nº 2:"Procedimentos em caso de falecimento do assistido"

E os seguintes estão sendo elaborados:

a.   Orientações para quem vai aposentar

b.   Orientações para solicitar isenção de IR por doença grave

c.   Orientações para declarações retificadoras nos casos de doença grave e bitributação

 - Jan/15. Candidatura do Joseph ao Conselho Deliberativo da Sistel, visando termos um conselheiro que conhecesse e pudesse batalhar por todos os planos do CPqD. Ele não foi eleito, mas teve uma votação expressiva. E continuamos acreditando que é importante termos alguém com esse conhecimento no Conselho

- Mar/15. Filiação à FENAPAS, visando um fortalecimento da APOS em ações conjuntas com sistelados de todo o Brasil

 - Jan/14 a abr/15. Elegibilidade a benefícios com 6% de juros no CPqDPrev – esclarecimentos junto à Sistel do critério de definição dos elegíveis e alerta para a provisão de fundo para suportar a concessão dos benefícios com essa taxa.

 - Mensalmente:

a.    Monitoração do desempenho dos planos patrocinados pela Fundação CPqD e suas coligadas

b.    Envio aos associados do "Informe do Plano" e "Desempenho do Plano", desde dez/14

 - Pontualmente: ajuda aos associados na resolução de problemas do tipo cálculo de aposentadoria, informe de rendimentos, etc., quando o "Fale Conosco" da Sistel não resolve.


POLÍTICA PARA OS REAJUSTES DE MENSALIDADES DA APOS
Uma política para os reajustes de mensalidades da APOS foi apresentada pela diretoria e aprovada na assembleia: todo mês de dezembro as mensalidades serão reajustadas pelo mesmo índice de reajuste do nosso benefício da Sistel, ou seja, pelo INPC. As faixas salariais que definem o valor da mensalidade para cada associado também serão reajustadas pelo mesmo índice.

Quem faz o depósito trimestral terá o valor arredondado para cima, para que possamos identificar quem fez o depósito, seguindo o procedimento atual do centavo identificador.

Incentivamos fortemente que o associado autorize o desconto da mensalidade em folha, o que otimiza o nosso controle. Para isso, é só enviar a autorização ao nosso endereço, para que a diretoria da APOS a encaminhe à Sistel. 

Fonte: APOS (12/05/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".