quinta-feira, 23 de abril de 2015

Fundos de pensão: Oposição pede abertura de CPI para investigar fundos de pensão


Requerimento teve a assinatura de 186 deputados de 24 partidos, mas a CPI ainda depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha

Em mais um movimento contrário ao governo Dilma Rousseff na Câmara, deputados do DEM, PPS, PSB e PSDB protocolaram nesta quarta-feira (22) pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre os Fundos de Pensão, para investigar uma possível aplicação incorreta dos recursos desses fundos.

O requerimento teve a assinatura de 186 deputados de 24 partidos, mas a CPI ainda depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para ser instalada. Atualmente há uma fila de abertura de CPIs que tem outros sete requerimentos na frente, referentes a outros temas. Além disso, só podem existir simultaneamente na Câmara cinco comissões de inquérito -hoje há quatro em funcionamento.

O pedido cita como uma de suas justificativas suspeitas surgidas durante a Operação Lava Jato de influência política na administração dos fundos de pensão.

"Essa suspeição fundamenta-se em evidências colhidas no âmbito da operação Lava-Jato -tais como e-mails em computadores de pessoas ligadas ao doleiro Alberto] Youssef- em que se atribui a prepostos de partidos políticos influência perniciosa na administração do patrimônio dos fundos de pensão", diz o requerimento.

Os alvos da comissão são a Funcef (Fundação dos Economiários Federais), a Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social), a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) e o Postalis (Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos).

O requerimento pedindo a criação da CPI é assinado pelos deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP), Julio Delgado (PSB-MG), Mendonça Filho (DEM-PE) e Rubens Bueno (PPS-PR).

Fonte: Jornal do Comercio online (22/04/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".