segunda-feira, 30 de março de 2015

Fundos de Pensão: A importância do relacionamento entre a entidade (DE e todos conselheiros) e as associações de participantes


Previ (BB) dá o exemplo: Dirigentes se reúnem com lideranças 

A Diretoria executiva, conselheiros fiscais e deliberativos da PREVI receberam na quinta-feira, 26/3, representantes dos associados na sede da Entidade. O encontro, demandado por algumas lideranças, contou com a presença de 13 participantes, que apresentaram teses, sugestões e reivindicações sobre vários temas de interesse.

Na abertura da reunião, o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil – AAPBB, Ruy Brito, fez um resgate histórico de momentos importantes da previdência complementar e apresentou à direção da PREVI algumas teses respaldadas por estudos técnicos. O documento foi entregue por ele ao presidente e será objeto de análise por parte da Entidade. 
Na reunião, foram tratados assuntos como atualização cadastral da Capec, cálculo de reajuste de benefícios do Plano 1, teto de benefícios, remuneração variável da diretoria, prestação de contas sobre investimentos, como Sete Brasil e Petrobras, ações judiciais, especialmente referentes a bônus e 7ª e 8ª horas, regras de cálculo e reajuste de benefícios e comunicação com o participante. 

O presidente da PREVI, Gueitiro Genso, reforçou que a diretoria está de portas abertas para receber os associados e que encontros presenciais como esse são uma oportunidade de promover o diálogo, de esclarecer dúvidas e ouvir sugestões. A iniciativa vai ao encontro do programa de relacionamento implementado pela PREVI, que prevê uma série de ações para melhorar o relacionamento e aproximá-la ainda mais dos participantes. 
“Nós pretendemos dar continuidade a esse tipo de debate”, enfatizou o presidente da PREVI, Gueitiro Genso. “Temos vários mecanismos de comunicação, como a Revista PREVI, o site, o relatório anual, os e-mails, mas continuaremos empenhados em afinar a comunicação e o relacionamento com o participante. Queremos participar cada vez mais de encontros com as associações e associados. Já percebi que esses encontros cara a cara são importantes, pois conseguimos levar uma informação precisa para aqueles que têm contato direto com muitos participantes. Essa é uma premissa da governança paritária entre eleitos e indicados, pensada para que esse tipo de diálogo tenha continuidade. E o que deve ser lembrado é que estamos todos a serviço da PREVI e trabalhamos em uma entidade em que não somos apenas contratados, mas temos também interesse em resguardar o patrimônio para que ele tenha perenidade”, reforçou o presidente. 

Os conselheiros presentes concordam com o presidente quanto à importância das reuniões presenciais com lideranças. “Na hora em que as lideranças se reúnem e conversam direto com o presidente, os diretores e os conselheiros, elas saem daqui com as informações verdadeiras, legítimas, autênticas. Assim, podemos evitar o que muitas vezes acontece nas redes sociais quando são espalhadas informações que sabemos que são improcedentes, pois participamos das reuniões nas quais as decisões foram tomadas”, concorda o conselheiro deliberativo Haroldo Vieira. 
“O grande ganho de reuniões como essa é promover a informação olho no olho e, assim, evitar distorções, informações inverídicas, entendimentos distorcidos. Isso é um ganho fantástico. Mais uma vez o presidente se dispôs a continuar promovendo reuniões com associados”, enfatizou o conselheiro deliberativo Antônio Carvalho. 

Para o presidente do conselho fiscal, Odali Cardoso , os encontros são sempre muito positivos e importantes para os dois lados. “Para os participantes representam a oportunidade para tirar dúvidas diretamente com a Diretoria e para a PREVI é uma ocasião para esclarecer fatos distorcidos e ouvir sugestões”, diz. 
Os participantes presentes saíram satisfeitos com o encontro e confiantes no modelo de relacionamento proposto pela PREVI. “É sempre muito positivo abrir o diálogo. Espero que encontros como esse se repitam e gerem resultados”, afirmou o presidente da AAPBB, Ruy Brito de Oliveira Pedroza, opinião compartilhada pelo coordenador do conselho gestor no movimento Semente da União, Macilene Rodrigues de Oliveira, que veio do estado de Goiás. “Fiquei muito feliz com essa reunião hoje. Realmente confirmou que o presidente é muito aberto ao diálogo. Foi uma reunião muito franca na qual se pode esclarecer muitos pontos. Entendemos que tem alguns assuntos que estão chegando errados nas bases e para resolver isso o presidente se comprometeu a fazer reuniões nos estados”, concluiu Macilene. 

Além do compromisso de manter uma agenda permanente de encontros presenciais com os associados e seus representantes, os temas tratados nessas reuniões serão objeto de mensagens a serem publicadas nos veículos de comunicação da PREVI, sempre que houver novidades, em caráter de notícia, ou até mesmo de forma educativa, para esclarecer dúvidas que porventura residam em torno dos mesmos.

Fonte: Previ/AssPreviSite (30/03/2015)

Nota da Redação: Na Sistel alguma vez os oito conselheiros designados pelas patrocinadoras prestaram-se a conversar diretamente com os participantes ativos e assistidos ou seus representantes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".