sexta-feira, 13 de março de 2015

Educação Previdenciária: ANAPAR divulga a 2a. Semana Nacional de Educação Financeira


ANAPAR | Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão
13 de março de 2015Boletim Anapar Nº 521

Começa a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira
 
Na tarde desta segunda-feira, 9 de março, a Presidente da ANAPAR, Claudia Ricaldoni, participou da abertura da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira, que tem atividades até o próximo dia 15.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o Ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e representantes do Banco Central, dos Ministérios da Justiça e da Educação. Durante sua fala, o Ministro da Previdência, lembrou a importância da educação financeira para a previdência e ressaltou a atuação da Anapar nesta área. "É uma ferramenta que vai ensinar a população a lidar melhor com o dinheiro. Em um país em que a expectativa de sobrevida é de 84 anos temos que colocar a educação financeira dentro da sociedade, temos que ter uma mobilização para que de fato vejamos a importância de pensar e poupar para o futuro".

O Ministro da Fazenda falou sobre a importância de políticas previdenciárias eficientes para garantir a continuidade da aposentadoria. "Hoje, a população brasileira segue uma trajetória de envelhecimento, na medida em que a condição demográfica avança e coloca o desafio de se honrar compromissos com aqueles que já contribuíram", disse. Levy lembrou ainda que a previdência social é um dos instrumentos de seguro que dão tranquilidade ao cidadão que poupa.

O objetivo da Semana ENEF é promover a educação financeira e previdenciária da população e permitir tomadas de decisão mais conscientes dos consumidores. O programa foi testado em projeto piloto realizado em escolas públicas e obteve resultados exitosos, apresentados durante a cerimônia. O projeto também foi provado pelo Banco Mundial e recebeu prêmio internacional da Child and Youth Finance International 2014 (CYFI). Segundo a Coordenadora Regional para América e Caribe da CYFI, Sofia Ortega, a experiência do Brasil serve de exemplo para outros países. "O Brasil é um país pioneiro, é o único até o momento que fez um projeto piloto que chegou até as escolas e deu resultados eficientes para a população" disse Sofia.

A Semana Nacional de Educação Financeira acontece em 90 cidades, em mais de 450 eventos presenciais e on-line. Para mais informações sobre a ENEF, visite o site (www.vidaedinheiro.gov.br). Para saber a programação dos eventos da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira acesse:www.semanaenef.gov.br/agenda-oficial

ANAPAR - Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão 
SCS Qd. 06 Bl. A Ed. Carioca sala 709, Brasília-DF | Fones: (61) 3326-3086 / 3326-3087 | anapar@anapar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".