quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PAMA: Carta de uma assistida indignada com a situação do PAMA-PCE e do tratamento dado aos usuários, sem recorrer às patrocinadoras


Esta carta foi enviada ao SINTPq e bem demonstra a situação que se chegou no PAMA-PCE:

"São Jose do Rio Preto ,02 de fevereiro de 2015.


A Sistel


                           Tendo em vista os constantes, reajustes anuais acima da inflação,ou melhor, muito superior,das mensalidades do Plano de Saúde pago pelos assistidos, venho solicitar imediata mudança de rota,pois a missão da Fundação Sistel me parece ser proteger pessoas e não o mercado .
                           A Fundação, como bem sabemos tem fontes de recursos outros , investimentos,patrocinadores etc... que podem contribuir para a sua saúde financeira,o que não é possível para o assistido que vê a cada dia o seu salário ,no máximo, atrelado ao índice de inflação.
                           Da forma que está ,a Fundação joga todos os seus assistidos para o Sistema Único de Saúde,pois anualmente  reajusta o contribuição do plano de saúde a porcentuais muitas vezes superior ao aumento salarial.Até que num determinado ponto e desta maneira será breve ,o valor recebido será igual ou superior  ao pago.

Insisto o Plano PAMA PCE é um plano de saúde de pessoas,seres humanos que contribuíram para esta fundação e não podem agora com a justificativa apresentada continuar realizando aumentos abusivos.Haja visto que a ANSS estabelece aumentos muito inferiores ao planos privados e todos tem a mesma justificativa da Sistel.

                         Afinal justificativa todos tem : para corromper,para roubar,até para cometer crimes,para dizer que o regulamento permite, mas não se trata de justificativa e sim de uma política social , voltada para o bem estar dos assistidos e não para a sua exclusão.
                      No sentido de ver a nossa reivindicação atendida.
Subscrevemo-nos
Cordialmente.
xxx
Matricula yyyy"

Obs: Não tivemos ainda autorização para publicar o nome do remetente.

Nota da Redação: A assistida tem toda razão, do jeito que vai, o SUS vai sobrecarregar mais ainda e o PAMA vai acabar.  
Se não existe negociação com as patrocinadoras, se a Sistel não apresenta uma saída e cada dia demonstra que seguir com o plano está ficando inviável e cobra absurdos, a única saída que vejo é a liminar para barrar os aumentos imediatamente, conforme a Fenapas já fez, e uma ação por perdas de direitos adquiridos.
Enquanto isso as patrocinadoras ficam quietas, como se elas nada têm a ver como isso.
Os assistidos não podem arcar com esta situação de receber um contra cheque zerado e ainda acumular dívidas futuras, principalmente por prestações de serviço já efetuadas no passado e já quitadas.
O PAMA vitalício é compromisso firmado na privatização do Sistema Telebrás e as empresas que assumiram a concessão têm obrigação de cumprir seu papel, não somente legal, mas também social, como bem mencionou a assistida missivista.

2 comentários:

  1. bom dia joseph, eu tenho sempre enviado mensagens comentado sobre nossos problemas,mas continuo insistindo que nosso problema maior e as patrocinadoras,sempre protegida por sua maioria no conselho e ainda mas sendo dirigido por uma raposa a quem eu conheço bem no passado (João De Deus Pinheiro) esse vai ser sempre o nosso entrave,penso eu que devemos recorrer a justiça contra as patrocinadores e fazendo a Sistel cumprir suas obrigações,agora com os novos conselheiros vamos a luta para as modificaçoes no estatutos com relação a quantidade de nossos representantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Aurélio,
      É exatamente isso que consta em minha plataforma, assim como de todos candidatos apoiados pela Fenapas.
      Abs, Joseph

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".