quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Fundos de Pensão: Assistido da PREVI (BB) dá sugestão de investimentos ao novo presidente da entidade


Vinte bilhões de Reais foi o lucro do Banco Itaú em 2014 

A origem deste tesouro não foi a bolsa de valores, nem as tarifas bancárias, tampouco a escravidão funcional tão combatida pelos estatizantes. Não! O grosso do lucro do Itaú veio de uma fonte muito surrada, a velha e certa rolagem da dívida interna.
A dívida interna brasileira tem crescido muito nos últimos anos, atingindo em outubro de 2014 a fantástica cifra de 2,18 trilhões de reais, que diariamente precisam ser "rolados", isto é, financiados por bancos ou por quem queira comprar títulos públicos, podendo até ser pessoas físicas. Compensa refinanciar a dívida pública no Brasil. Para se ter uma ideia, o BC chega a pagar juros acima de 26% em leilões de títulos pré-fixados de no mínimo um ano, acima da taxa Selic de 21% (a qual já é considerada elevada).

A nossa PREVI, para termos noção, necessita de rentabilidade mínima em seu plano de 5% a.a. + o INPC, hoje 12,00% ao ano, considerando INPC de 7%. Vejam que os leilões do Banco Central pagam mais que o dobro das nossas necessidades mínimas. Porém o grosso de nossas aplicações estão no arriscado e volátil mercado de ações da bolsa de valores. Grosso modo falando, se nós tivéssemos 100 bilhões em títulos públicos (o que temos aplicado em ações de renda variáveis), nossa receita anual seria de mais ou menos 25 bilhões!!! Teríamos superávit todo ano!!!
Yes, we can!!!
Se o caro nipônico que ora assume a PREVI, Sr. Gueitiro Genso, aceitar o nosso conselho, começamos agora a mudar o foco de nossas aplicações.

E já no final deste ano teremos o primeiro superávit. O Itaú não deixa de ter lucros bilionários a cada ano. Espero que o novo presidente não seja "reprodução fiel" dos que o antecederam no cargo. A PREVI não é (ou não deveria ser) uma fonte de alta remuneração para quem a dirige. Comece cortando os bônus da diretoria que todos os associados irão lhe aplaudir. Resta saber por quem o novato presidente (43 anos) quer ser aplaudido.

Fonte: Blog do Ari Zanella, Colaboração Houw Ho Ling (24/02/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".