quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Educação Previdenciária: Você entende os investimentos do seu fundo de pensão?


Confira estas dicas para se familiarizar com o assunto

Boa parte dos participantes de fundos de pensão faz adesão em seu plano de previdência e só se informa sobre o assunto quando está prestes a se aposentar. O que você pode fazer de diferente para não compor esse grupo?  O primeiro passo é acompanhar as notícias de seu fundo de pensão. Em segundo lugar, é bom estar disposto a aprender mais sobre investimentos.

Um bom exemplo é o da participante Ana Lúcia Campos, gerente-geral de uma agência bancária. Pela profissão que exerce, o conhecimento sobre investimento é pré-requisito, mas de nada adiantaria ter esse perfil e não acompanhar a rentabilidade dos investimentos em seu plano. Ana Lúcia, ao contrário, costuma estar atenta a essas informações: “eu não acompanho o tanto quanto gostaria, até por questão de tempo e pelo fato de não ter gerência sobre essas decisões de investimento, mas costumo ler as notícias e guardo em casa todos os jornais que recebo do meu fundo de pensão”, relata.

Separamos em três tópicos os principais tipos de investimento dos fundos de pensão para quem deseja se familiarizar com o assunto.

- Renda fixa: nesta categoria entram os fundos de renda fixa voltados para grandes investidores, além dos tradicionais títulos do governo em suas diversas categorias  ̶ atrelados à Selic ou ao índice de inflação IPCA, sejam pré ou pós fixados.

- Renda variável: neste grupo entram os investimentos em ações e fundos de renda variável. Em postagens posteriores poderemos detalhar o universo que isso engloba.

- Investimentos estruturados: em geral, correspondem aos investimentos em imóveis, tanto por meio de participação em fundos imobiliários quanto nos imóveis propriamente ditos, que geram rendimentos pela sua valorização e receitas de aluguel.

Fonte: Futuro da Gente (19/02/2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".