quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Educação Previdenciária: Conhecendo onde e como seu dinheiro é investido no seu fundo de pensão


Para que os recursos dos participantes sejam investidos com melhores resultados e menores riscos, cada fundo de pensão possui uma política de investimentos

A política de investimentos de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) é uma importante ferramenta de planejamento de gestão dos ativos financeiros e deve ser formada observando as características de cada plano. É elaborada pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho Deliberativo da EFPC antes do início do exercício a que se referir.

Segundo a Resolução CMN 3.792/2009, a política de investimentos dos fundos de pensão irá guiar todos os investimentos nas diferentes possibilidades de escolha de seus recursos. Visa garantir solvência e liquidez dos planos de benefícios, aumentando os resultados com o menor risco possível.

Muitas fundações já divulgam suas políticas de investimento em seu próprio site, dando total transparência aos participantes, para que esses saibam como estão sendo aplicados os recursos, obtendo a confiança de seus participantes e gerando a tranquilidade do pagamento dos benefícios.

Os fundos de pensão definem e publicam anualmente sua política de investimentos. Trata-se de um documento que reúne um conjunto de diretrizes e medidas para nortear a gestão dos recursos financeiros dos planos de benefício.

Fonte: Futuro da Gente (19/02/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".