quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Educação Previdenciária: Acompanhe os resultados do seu fundo de pensão, em especial da Sistel


Ter consciência dos ciclos econômicos é a chave para se fazer investimentos inteligentes com o mínimo de preocupações

Desde moscas domésticas, que nascem, crescem e morrem em menos de 30 dias, até planetas, cujos ciclos de vida podem ser contados em bilhões de anos, ciclos estão presentes por toda a natureza. Sistemas mercantis não são diferentes, e ter consciência dos ciclos econômicos é a chave para se fazer investimentos inteligentes com o mínimo de preocupações.

A qualquer momento, uma economia encontra-se em uma destas quatro etapas: euforia, recessão, depressão ou recuperação. É fácil reconhecer que a atual conjuntura econômica não é das melhores. Nos últimos cinco anos vimos os sistemas bancários norte-americano e europeu entrarem em colapso, e mesmo países aparentemente muito dinâmicos como a China desaceleraram (devido, entre outras coisas, justamente à crise em seus principais parceiros mercantis). Nosso Brasil, então, está apenas começando a sair de uma situação delicadíssima, com inflação acelerada, juros reais baixos, economia estagnada e câmbio desvalorizado.

Podemos acreditar que após a tempestade atual virá mais um período de bonança, mas não sabemos quando isso ocorrerá, nem se realmente ocorrerá. Essa incerteza leva alguns investidores a abandonarem investimentos de longo prazo, o que causa, por exemplo, a queda nos preços de ações. Isso afeta o patrimônio de todos, desde os pequenos investidores aos institucionais, como holdings e fundos de pensão.

Por isso, não se assuste se seus investimentos estiverem apresentando baixa rentabilidade: momentos como o atual são esperados e de pouca preocupação para quem investe para o longo prazo. Entretanto, se a atual situação da Previdência Social nos ensinou uma coisa, é que devemos tomar as rédeas de nossa aposentadoria; isso inclui saber se os gestores de nossos investimentos estão fazendo um bom trabalho.

Vale a pena entrar em contato com eles e obter respostas a perguntas como:

1. Qual tem sido a rentabilidade do fundo nos últimos 24 meses?

2. Que percentual do fundo está investido em Renda Fixa? E em Renda Variável?

3. Essa alocação está compatível com suas (participante) características pessoais, como tempo até a aposentadoria e perfil de risco?

4. As premissas de rentabilidade futura utilizadas pelo gestor são realistas ou excessivamente otimistas?

5. Seu atual percentual de contribuição será suficiente para garantir a aposentadoria que deseja, mesmo em um cenário de rentabilidade pessimista?

Costuma-se recomendar às pessoas que não querem ter o trabalho de escolher a dedo os produtos em que desejam investir que apostem na modalidade via fundos. Entretanto, lembre-se que é seu dinheiro e sua aposentadoria que estão em jogo. Por isso, não abra mão de acompanhar de perto a evolução do seu investimento.

Para os participantes e assistidos da Sistel, a APOS (Associação dos Aposentados da Fundação CPqD e suas empresas coligadas: Padtec, PSG, Instituto Atlântico, Stic e Já) elaborou uma série de Cadernos explicativos, cuja a primeira é "Procedimentos para Acompanhamento do Desempenho do seu Plano Sistel" onde de posse dos documentos Informe do Plano e Relatório de Desempenho do Plano, ambos disponibilizados pela Sistel, é possível fazer uma análise destes resultados. 

Fonte: Futuro da Gente e Aposentelecom (19/02/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".