sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ANAPAR emite comunicado a respeito de saldamento de plano previdenciário CONAB que utilizou a TR como índice de correção do plano



ANAPAR | Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão
27 de fevereiro de 2015Boletim Anapar Nº 518
ANAPAR se reúne com CONAB e CIBRIUS para discutir Saldamento
 
No dia 12 de fevereiro, a Presidente da ANAPAR, Claudia Ricaldoni, se reuniu com participantes ativos, aposentados, pensionistas e autoridades do CIBRIUS e da CONAB para falar sobre o Saldamento do Plano CONAB, cujo processo está para ser encaminhado à PREVIC. Preocupada com os participantes do Plano, a ANAPAR já apesentou documento à PREVIC com observações e propostas a respeito das alterações. Dentre outras questões apresentadas, a ANAPAR questionou a adoção da Taxa Referencial de Juros (TR) como índices de correção dos benefícios concedidos do plano há mais de 15 anos. Segundo Cláudia, "a utilização da TR é inadequada tanto técnica quanto conceitualmente, e vem provocando perdas significativas do poder de compra dos benefícios concedidos no Plano".

Com as regras propostas para o Saldamento, os assistidos terão perdas cristalizadas na ordem de até 75% do valor do benefício originalmente concedido. "O Saldamento do Plano CONAB representa a oportunidade de resolver, ou minimizar, o problema causado por anos de reajustamentos insuficientes para a preservação do valor real dos benefícios, sem trazer ônus
 adicionais aos assistidos" afirmou Cláudia.

A ANAPAR entende que a participação ativa de todos os envolvidos -participantes ativos e assistidos, patrocinadora, fundação e órgãos do governo- é fundamental para criação dos entendimentos necessários para corrigir as graves distorções do Plano, que podem ser resolvidas no processo de saldamento e, assim, preservar o poder de compra dos benefícios e a saúde financeira do Novo Plano Saldado a ser implantado.

Também, participaram da reunião, o chefe de gabinete da Presidência da Conab, Luis Antonio de Castro, Rachid Mamed Filho e Evaldo Fernandes, dirigentes do Cibrius, Dalmo Mendes Vieira e Jussara Flores, coordenadores do Grupo de Acompanhamento do Saldamento, vários participantes ativos, Alice M. da Silva Farias e Selma Rosa Pereira, pensionistas dos colegas falecidos José Fernandes de Farias e Renato Pereira, e os aposentados Alnei Guimarães Souza, Régis Yamada, João Dourado Guerra, Rogério Mário Koerrich, Maurício Junqueira, Leonardo Brito e Bartira Lopes.
ANAPAR - Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão 
SCS Qd. 06 Bl. A Ed. Carioca sala 709, Brasília-DF | Fones: (61) 3326-3086 / 3326-3087 | anapar@anapar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".