segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fundos de Pensão: A chave para a boa governança dos fundos de pensão é a escolha do Conselho Deliberativo e do comitê de investimentos


... Entre as ferramentas mais importantes na governança de fundos de pensão estão a formação do conselho deliberativo - similar ao conselho de administração de uma empresa - e do comitê de investimentos. Como formá-los pode variar dependendo do estatuto de cada fundo e ambos terão papel fundamental para definir a estratégia de investimento dos recursos. O comitê pode contar com a participação do diretor e gerente de investimentos e também de um analista que trabalhe na estrutura. Sua tarefa é analisar os cenários para investimentos, o que envolve desde quais ativos podem ser interessantes até o tempo de permanência dos recursos aplicados neles. A pesquisa é submetida à avaliação do conselho deliberativo, instância que dá o sinal verde para as operações. "As boas práticas da governança também colaboram para o monitoramento das relações com gestores terceirizados", afirma Renato Chaves, sócio da consultoria Mesa Corporate. 

Nesses fundos, a gestão adequada dos recursos é crucial para sua existência. Mesmo com a característica de longo prazo, o fundo não pode investir todo o recurso em negócios cujo retorno só vá ocorrer daqui a 50 anos se tiver de arcar com aposentadorias em 30 anos. "Equilíbrio é palavra chave", lembra Eliane. 

Fonte: Valor (15/12/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".