segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Fundos de Pensão: Participante ativo pode levar recurso total ou parcial de fundo fechado para aberto, mas antes deve verificar se pode levar a parte depositada pela empresa


Os beneficiários de fundos de pensão fechados, como aqueles restritos a uma empresa, também poderão levar os recursos acumulados para entidades de previdência aberta, como os geridos pelos bancos. A mesma regra permitirá o percurso inverso.

A regra, que foi assinada na semana passada, tem 90 dias para ser regulamentada.

Segundo Osvaldo Nascimento, presidente da Fenaprevi (Federação Nacional da Previdência Privada), o objetivo é estimular a concorrência entre as duas modalidades de gestão dos fundos de previdência.

"Queremos ver como vai funcionar. Os fundos abertos sempre cresceram porque permitiram a entrada e saída dos cotistas", disse.

A portabilidade dos recursos acumulados poderá ser parcial ou total. A saída de um plano fechado para um aberto, no entanto, pode não compensar se o cotista não levar a parte depositada pela empresa patrocinadora. Cada fundo tem regras específicas para a portabilidade.



Fonte: Folha SP (24/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".