sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Fundos de Pensão: Manifesto de conselheiros eleitos reprova uso político dos fundos de pensão de empresas estatais


Reunidos em São Paulo (SP) para o 35o. Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, os conselheiros ligados aos Fundos de Pensão das Empresas Estatais decidiram divulgar um manifesto expressando sua preocupação com o baixo desempenho e, principalmente, com o uso político dos fundos de pensão das estatais. 
Presentes ao evento, os quatro conselheiros eleitos da Petros são signatários da carta, a saber: Epaminondas de Souza Mendes, Paulo Teixeira Brandão, Ronaldo Tedesco e Silvio Sinedino, além de mais onze representante de outras instituições de previdência complementar estatal. 
O grupo, que se reunirá novamente nos dias 19 e 20 janeiro no Primeiro Fórum de Participantes Independentes, decidiu adotar ações comuns de interesse coletivo, entre elas "a participação ativa nas discussões e medidas que visem implementar, alterar ou eliminar regulamentos, legislações ou quaisquer mecanismos regulatórios que afetem os Fundos de Pensão e os direitos dos participantes".
Veja a íntegra do documento.

Manifesto
 Os participantes infra-assinados, comprometidos e preocupados com os destinos dos Fundos de Pensão das Empresas Estatais e considerando as ameaças presentes no contexto atual, reuniram-se para debater e adotar ações comuns de interesse coletivo, como as que seguem:

a) Empreender todos os esforços possíveis para incentivar a união de propósitos e de atividades para proteger e salvaguardar os interesses dos participantes dos Fundos de Pensão mencionados;

b) Promover a proteção dos investimentos e ativos dos Fundos, no tocante às políticas de investimento, por meio de estratégias comuns;

c) Participar ativamente de discussões e medidas que visem implementar, alterar ou eliminar regulamentos, legislações ou quaisquer mecanismos regulatórios que afetem os Fundos de Pensão e os direitos dos participantes;

d) Incrementar a participação na governança dos Fundos e pugnar pela disponibilização de informações relevantes para os participantes, em quantidade e qualidade.

Como parte dessas estratégias, deliberou-se também que em 19 e 20.01.15 será realizado o Primeiro Fórum de Participantes Independentes, para dar seguimento às ações pertinentes.

Para conhecimento, firma-se esse documento.

35o. Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão 
São Paulo – SP, no dia 12.11.15.


Antonio Augusto de Miranda e Souza – FUNCEF
Antonio José de Carvalho – PREVI
Ari Zanella - PREVI
Cecília Garcez - PREVI
Décio Botttechia Jr. - PREVI
Délvio Joaquim Lopes de Brito – FUNCEF
Epaminondas de Souza Mendes - PETROS
José Bernardo de Medeiros Neto - PREVI
Luciane Munhós de Martins – AUDICAIXA
Maria Inês Capelli Fulginiti – ADCAP
Max Mauran Pantoja da Costa – FUNCEF
Paulo Teixeira Brandão – PETROS
Ronaldo Tedesco – PETROS
Silvio Sinedino - PETROS
Williams Francisco da Silva – PREVI

Fonte: AEPET (13/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".