terça-feira, 18 de novembro de 2014

Aposentadoria: Como manter o mesmo padrão de vida da fase ativa durante a aposentadoria


Padrão de vida: Foco a ser alcançado na aposentadoria 

Tão imprescindível quanto se planejar financeiramente é definir o que fazer quando se alcançar a merecida e tranquila aposentadoria. Manter o padrão de vida é um dos principais focos. 

Para chegar ao montante necessário que garanta um padrão tranquilo na aposentadoria, o economista Erick Thau cita o exemplo de uma pessoa que tenha despesas meses no valor de R$ 3 mil. “Ao projetar que essa pessoa viva 30 anos depois de sua aposentadoria, ela teria que acumular cerca de R$ 620 mil para manter o padrão de vida nessas três décadas, já considerado o rendimento em relação às aplicações mensais do valor ao longo do período”.

O terapeuta Reinaldo Domingos não projeta uma conta exata, mas indica uma fórmula apelidada de DSOP, baseada em quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. “Dentro dessa fórmula, os sonhos poderão ser categorizados em curto prazo, em até um ano; médio prazo, em até dez anos; e sonhos de longo prazo, acima de dez anos”, explica. 
Por esta fórmula, primeiro se define a idade que deseja se aposentar e a atual retirada mensal. Com essas informações, se calcula o valor necessário para alcançar a desejada aposentadoria. “O montante deve dar, em média, duas vezes o valor mensal do atual padrão de vida. Assim, metade seria para manutenção do padrão e a outra metade seria capitalizada sobre a reserva para que a independência financeira garantisse uma aposentadoria tranquila para o resto da vida”. 

O economista Francisco Cintra faz um importante alerta: “não adianta apenas ter dinheiro e não cuidar da saúde, do corpo e da mente. O equilíbrio de todos esses fatores é determinante na vida de uma pessoa. 

Fonte: PrevTotal (18/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".