quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Apos (Assoc. Aposentados): Federação das Assocs. Aposentados do BB (FAABB) emite nota louvando manifesto dos conselheiros eleitos de estatais e repudia reação da Previ


Veja íntegra da nota da FAABB:

"Parte dos nossos eleitos na PREVI divulgaram um Manifesto pela blindagem dos fundos de pensão das nocivas ingerências políticas. Esse Manifesto contou com a adesão de outros dirigentes eleitos da PETROS e da FUNCEF, pois pretendem buscar a troca de ideias a respeito da melhor forma de agir na defesa do patrimônio dos participantes. Consideram que essa união de esforços é saudável é necessária na atual conjuntura. O documento foi divulgado na imprensa conforme transcrição neste link.

Imediatamente a PREVI apressou-se a publicar em sua página na web uma nota onde diz que “repudia acusações de ingerência política na sua gestão”. A íntegra da nota da PREVI também está transcrita neste link.

A FAABB entende que o Manifesto de alguns de nossos eleitos, corroborados por outros de PETROS e FUNCEF, não merece repúdio, mas louvor, pois o que  todos almejamos é que nossa PREVI seja gerida para os objetivos pelos quais foi criada há mais de cem anos: assegurar uma velhice tranquila a aposentados e pensionsitas. E mais. Já vivenciamos o uso político da PREVI no passado, em lamentáveis episódios nas privatizações, quando certo dirigente da Patrocianadora chegou a dizer que “agiu no limite da irresponsabilidade.” É o caso da privatização do sistema de telefonia, que contou com a participação de pesos-pesados como a Previ e acabou desaguando no grampo do BNDES. “Hoje se sabe, também, que os fundos gastaram quase 1 bilhão de reais nos malfadados títulos de precatórios. Em outro episódio escandaloso, a Funcef, fundo da Caixa Econômica Federal, com uma carteira de mais de 5 bilhões de reais, enterrou 130 milhões em um empreendimento da construtora Encol, na época já sabidamente em situação falimentar.”(Revista Veja, 1.679, de 13 de dezembro de 2000, reportagem de Marcelo Carneiro sob o título “Pela Porta dos Fundos” – link: http://veja.abril.com.br/131200/p_194.html.

Vale lembrar que também no passado, “os fundos compraram, por imposição do governo, grande quantidade de títulos depois considerados ``moedas podres", como papéis do FND (Fundo Nacional de Desenvolvimento)”. (Folha de São Paulo, 23 de julho de 1995 – matéria Empresa estatal rende 40% para o comprador, por Francisco Santos, link em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/7/23/dinheiro/13.html

Assim é que a sabedoria popular já ensina que “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém” e a iniciativa do Manifesto reflete adequadamente a preocupação da grande massa de participantes e assistidos da PREVI, de sorte que a FAABB não vê nenhuma estranheza nessa forma de manifestação, que se reveste do direito livre de reunião e de opinião tornando o repúdio da Previ, em seu site, inapropriado e inoportuno, constituindo-se, no mínimo, em uma forma de procurar inibir a transparência no fundo e coagir conselheiros e diretores eleitos.

Atenciosamente,
Isa Musa de Noronha (Presidente da Faabb)"

Fonte: Blog Olhar da Coruja, Colaboração Houw Ho Ling (18/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".